Como o tempo passou rápido e como realizamos tantas coisas... reli o blog praticamente todo, deletei as fotos corrompidas e que, infelizmente nem me lembro mais e corrigi algumas falhas (grotescas!!!) de português.
Foi muito bom ter preservado esse espaço pois, a cada post que releio, é como se voltasse no tempo e pudesse sentir as mesmas emoções.
Muita coisa mudou, muitos outros blogs também não existem mais, alguns casais não são mais os mesmos e por aí vai... mas um em especial ainda está disponível.
O blog e-migrante foi o primeiro que visitei lá em 2005... meu primeiro contato com uma série de termos, tópicos e informações que nem imaginava existir. Guardo esse nome com muito carinho pois foi realmente a base de toda minha pesquisa numa época em que imigrar era para poucos, bem poucos e a não havia tanta facilidade em obter-se tanta informação.
Em todo caso, não passa de uma boa lembrança visto que o Cleber não escreve mais nele há um bom tempo...
Entre tantas coisas boas que aconteceram no período em que estive longe desse espaço, a compra de nossa nova casa foi uma delas. Quando compramos a primeira em 2011, saímos de um bom apartamento alugado para uma casa... e já tínhamos muita coisa.
Mas, mudar-se de uma casa para outra casa é bem diferente... todos sabem como conseguimos acumular coisas mas quando se tem uma casa aqui, pode se multiplicar o fato por 10, hehehehe! Sinceramente não imaginava ter acumulado tanta quinquilharia em apenas 5 anos (morando numa casa).
Na primeira compra, seguimos uma indicação de um corretor e, digamos, foi tudo certo. Na segunda vez, usamos os serviços da Multi-Prêts, uma espécie de agência de corretores que, baseados no perfil e pedido dos compradores, procuras as melhores opções de financiamento, taxas e condições... e não cobram nada do comprador por esse serviço. Certamente eles "tiram o deles" com as instituições que oferecem os financiamentos.
Sim, eu sei que soa beeeeeeem estranho para os que não conhecem esse tipo de serviço mas funciona! Conseguimos um excelente taxa e um bom contrato de hipoteca para nossa casa atual.
Outro ponto é quando se sai de um apartamento alugado. Você tem que pagar (na maioria das vezes, salvo um acordo com o proprietário) os meses remanescentes de contrato e respeitar os prazos de pré-aviso. Você tem que avisar o proprietário que não vai continuar com o contrato e ele vai anunciar o apartamento para alugar - prepare-se para receber futuros locatários enquanto estiver no apartamento... se o proprietário for legal, ele vai te avisar com antecedência :-)
Contudo, você só paga os serviços de um notário na compra da casa... e como comprador, você o escolhe.
Agora, se você se vende uma casa e compra outra, você precisa dos serviços do notário 2 vezes, uma para a venda e outra para compra... e será bem difícil você conseguir fazer tudo com um só notário.
Tanto a venda quanto a compra foram tranquilas... para a compra de nossa casa atual, contamos com os serviços de nosso amigo Marco Manfrin, excelente profissional e altamente recomendado!
Por aqui, muito decidem vender a casa por conta própria, no intuito de não pagar a comissão de um corretor que é, digamos, bem considerável: 4 a 7% do valor da venda + uns "repaldos" que, confesso, não entendi muito bem... mas só para se ter uma idéia, numa casa vendida por 300.000$ e com uma comissão acertada de 5% ao corretor, ele vai receber 15.000$.
No entanto, temos que considerar que o corretor que está envolvido na compra não vai receber uma comissão dos compradores e, sim, uma parte dessa comissão na venda que, segundo alguns amigos me disseram, pode chegar à metade, dependendo do acordo entre os corretores... sim, a compra da sua casa também vai depender desse acordo entre eles!
Nós optamos pela venda com uma corretora da Remax. Ela foi até nossa casa, fez uma avaliação, apontou algumas mudanças e correções a fazer, e preparou todo o material. Ela foi responsável por todos os documentos e pela divulgação do imóvel.
Não entrarei em detalhes aqui mas se você decidir vender sua casa por conta própria, pesquise bastante sobre os formulários que terá que preencher e o dossiê que tem que estar para os futuros compradores. Os sites do CAA et do DuProprio tem dicas e toda a informação necessária.
Um detalhe, em especial, para quem vai comprar (ou vender) uma casa por aqui...se a casa tiver forno à lenha ou lareira e piscina, considere que, segundo nossa agente de venda, somente as pessoas que queiram esses acessórios vão olhar sua casa, o que já limita o perfil do comprador... quem não quiser piscina, não vai nem olhar, heheheh!
Na compra, pergunte tudo e mais ao seu agente! Se alguém estiver procurando casa na parte sul de Montréal (Rive Sud ou South Shore) eu indico nosso agente François Jacob!
No mais, vamos que vamos, tirando a poeira desse espaço por aqui!
Abraços a todos!
Erasmo
"Faça morada em terras por onde a sua paz de espírito se ramificou." (Priscila Murad)
Sim, eu sei que soa beeeeeeem estranho para os que não conhecem esse tipo de serviço mas funciona! Conseguimos um excelente taxa e um bom contrato de hipoteca para nossa casa atual.
Outro ponto é quando se sai de um apartamento alugado. Você tem que pagar (na maioria das vezes, salvo um acordo com o proprietário) os meses remanescentes de contrato e respeitar os prazos de pré-aviso. Você tem que avisar o proprietário que não vai continuar com o contrato e ele vai anunciar o apartamento para alugar - prepare-se para receber futuros locatários enquanto estiver no apartamento... se o proprietário for legal, ele vai te avisar com antecedência :-)
Contudo, você só paga os serviços de um notário na compra da casa... e como comprador, você o escolhe.
Agora, se você se vende uma casa e compra outra, você precisa dos serviços do notário 2 vezes, uma para a venda e outra para compra... e será bem difícil você conseguir fazer tudo com um só notário.
Tanto a venda quanto a compra foram tranquilas... para a compra de nossa casa atual, contamos com os serviços de nosso amigo Marco Manfrin, excelente profissional e altamente recomendado!
Por aqui, muito decidem vender a casa por conta própria, no intuito de não pagar a comissão de um corretor que é, digamos, bem considerável: 4 a 7% do valor da venda + uns "repaldos" que, confesso, não entendi muito bem... mas só para se ter uma idéia, numa casa vendida por 300.000$ e com uma comissão acertada de 5% ao corretor, ele vai receber 15.000$.
No entanto, temos que considerar que o corretor que está envolvido na compra não vai receber uma comissão dos compradores e, sim, uma parte dessa comissão na venda que, segundo alguns amigos me disseram, pode chegar à metade, dependendo do acordo entre os corretores... sim, a compra da sua casa também vai depender desse acordo entre eles!
Nós optamos pela venda com uma corretora da Remax. Ela foi até nossa casa, fez uma avaliação, apontou algumas mudanças e correções a fazer, e preparou todo o material. Ela foi responsável por todos os documentos e pela divulgação do imóvel.
Não entrarei em detalhes aqui mas se você decidir vender sua casa por conta própria, pesquise bastante sobre os formulários que terá que preencher e o dossiê que tem que estar para os futuros compradores. Os sites do CAA et do DuProprio tem dicas e toda a informação necessária.
Um detalhe, em especial, para quem vai comprar (ou vender) uma casa por aqui...se a casa tiver forno à lenha ou lareira e piscina, considere que, segundo nossa agente de venda, somente as pessoas que queiram esses acessórios vão olhar sua casa, o que já limita o perfil do comprador... quem não quiser piscina, não vai nem olhar, heheheh!
Na compra, pergunte tudo e mais ao seu agente! Se alguém estiver procurando casa na parte sul de Montréal (Rive Sud ou South Shore) eu indico nosso agente François Jacob!
No mais, vamos que vamos, tirando a poeira desse espaço por aqui!
Abraços a todos!
Erasmo
"Faça morada em terras por onde a sua paz de espírito se ramificou." (Priscila Murad)

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