Wednesday, June 14, 2006

Nossa entrevista e o CSQ nas mãos!!!

Um dia para ficar na história...só assim podemos classificar este 14 de junho, em que TUDO (desde o trânsito até o preço das fotos para a parte federal do processo) deu certo. Um dia calmo, sem perda de tempo, sem stress algum...


E neste dia tão bom, conseguimos avançar mais um grande passo em relação ao grande desafio de imigrar: CONSEGUIMOS NOSSO CSQ!!!


Segue um (longo) relato de nossa entrevista:

Bem, fomos “normalmente” ao curso de francês. Lá, nosso professor Gabin revisou conosco aquela famigerada lista com cento e tantas questões...valeu para acalmar-nos...rs

Passamos no Shopping Eldorado para tirar as fotos 35 x 45 mm, exigidas para a parte federal do processo. DICA: seguimos o conselho do Patrick e da Valéria e tiramos as fotos na Portal Foto Ótica – 06 fotos = R$ 9,00. Almoçamos e fomos à Casa Canadá, o local de nossa entrevista.
Chegamos por volta das 13h00 (nossa entrevista estava marcada para 14h30!). Nos identificamos e permanecemos no hall de entrada do prédio, aguardando o horário. Ô “horinha” que não passava...rs.


Por volta das 13h45, chegou a Adriana, junto com seu marido e filhos (eles tinham sua entrevista marcada logo após a nossa – 15h30). Nós, que estávamos como zumbis, começamos a conversar...foi muito bom! A Adriana fez um curso de francês em Montréal e nos contou muitos detalhes legais de lá (espero que eles tenham conseguido também). Quando estávamos distraídos, conversando bastante, veio o recado da recepção: “O casal pode subir...” (sem comentários para este momento.......).

Chegando à sala, fomos recepcionados pelo M. Dominic Cousineau, realmente muito simpático.
Assim que nos sentamos, ele disse que nós provavelmente já sabíamos quem era, devido aos relatos de entrevistas anteriores e nós confirmamos. Falou, também, que estava estudando português mas que, logicamente, nossa entrevista seria toda em francês e que, se caso não entendêssemos algo, ele tentaria explicar em inglês ou “portunhol”, e nos explicou como seria a entrevista: conferência dos documentos, verificação do francês etc. Falou que começaria por mim e que depois conversaria com a Elaine. Primeiramente, pediu nossos passaportes e perguntou sobre os primeiros passaportes. Quando falamos que nunca havíamos viajado ao exterior e que aqueles eram os primeiros, eles demonstrou espanto mas disse-nos que nossa primeira viagem seria logo de mudança....ufa!

No início, me disse algo como: Então o senhor é químico...confirmei e ele pediu meus diplomas, carteira de trabalho. Lhe mostrei também as cartas de referência de todos os meus empregos, atuais e anteriores e ele verificou plenamente. Depois perguntou algumas coisas bem específicas sobre minhas funções (técnico químico e professor de química do ensino médio), bem específicas mesmo, como por exemplo como funciona a técnica de Espectrometria de Absorção Atômica (legal né?!) e pediu um exemplo de seu uso. Foi legal porque usei como exemplo determinar a quantidade de Ferro em seu grampeador (parece cômico mas na hora...). Bom, depois perguntou se eu falava inglês, olhou meu IELTS e me fez algumas perguntas. Interessante, pois dependendo das situações, nos superamos...nesta hora alternamos inglês e francês com muito facilidade, várias vezes e rapidamente...ufa 2!

Pediu algumas informações sobre minha outra profissão, Caldeireiro, e me corrigiu sobre alguns termos errôneos em meu formulário. Me disse que a partir daquela hora falaria a Mme. Santos (minha querida, claro). Perguntou sobre a formação em contabilidade e se ela já havia trabalhado nesta área. Ela disse que trabalhava como assistente fiscal e aí começaram, novamente, várias perguntas muito específicas da área. Em alguns momentos, ficamos um pouco tensos, pois às vezes a Elaine não entendia as perguntas ou M. Cousineau não entendia suas respostas (neste momento, ele falou algumas coisas em português e a ajudou, corrigiu em algumas respostas)...mas ela se saiu bem...ufa 3!

Depois perguntou sobre a questão de emprego na área e se a Elaine conhecia os processos para o registro na Ordem dos Comptables. Ela confirmou, mas quando começou a explicar, ele a perguntou se sabia quantas ordens de contadores existem no Québec (só existem três...rs). Perguntou também o que fazer se não conseguir um emprego na área. Ela disse algo como estudar para complementar os estudos, melhorar o francês, mas ele interrompeu dizendo que deveríamos pensar seriamente neste quesito e pesquisar muito sobre o mercado de trabalho e a exigência dos empregadores. Então, me perguntou a mesma coisa e eu lhe disse que entrei em contato com a Ordem dos Químicos, que sei que é um processo caro e demorado e que pensava, a princípio, trabalhar como técnico químico para poder pagar os estudos e melhorar meu francês.

Em nenhum momento vieram à tona temas como só estudar com bolsa do governo, nem em que região pretendíamos nos estabelecer, ou ainda o que fazer nos primeiros dias de nossa chegada!

Durante toda entrevista, ele permaneceu digitando e montando uma espécie de parecer. Ao final, pediu nossa comprovação financeira. Eu lhe mostrei um extrato de um investimento que temos, destinado à nossa chegada ao Québec.
Ele não tirou cópia nenhuma, mas verificou tudo o que pediu minuciosamente. Não perguntou sobre nossas certidões de casamento, nascimento ou meu registro no Conselho Regional de Química.

De repente, M. Cousineau, que falou durante toda a entrevista, permaneceu em silêncio por alguns instantes....até que nos disse: “Je vais vous donner les Certificats de Sélection du Québec. Vous êtes acceptés, félicitations!”

Nesta hora veio à mente todo esforço, todo investimento, todo nervoso...tudo!

Ele disse, então, que podíamos relaxar (em português), riu, mas continuou recomendando que
planejássemos muito bem nossa mudança, as possibilidades de trabalho e estudo, moradia. Nos disse também, que eles conhecem perfeitamente as artimanhas dos brasileiros, como lista de questões, cópias de ofertas de trabalho, folders e outros papéis para causar boa impressão na entrevista e, que o Québec quer pessoas não apenas qualificadas mas principalmente preparadas. E o mais importante : NÃO PREPARADAS PARA UMA ENTREVISTA, MAS PREPARADAS PARA IMIGRAR!
Nós complementamos dizendo que era uma questão de
honestidade também entre nós e o Québec, em todos os sentidos.

Algumas considerações:

- M. Cousineau é muito
simpático e atencioso, fala claramente, mas deixa claro sempre que a entrevista é uma avaliação (no final percebemos a impressão de várias folhas, além de nossos CSQs - o tal parecer com tudo que ele digitou durante a entrevista);

- o francês é o
ponto chave, mas ficou evidente uma prioridade também em relação ao preparo para encarar a mudança radical de vida.

- é necessário saber muito bem o que
falar pois, como disse, são feitas perguntas muito específicas e muitos Porquê? O que isto significa? O que você quer dizer com isso? Explique melhor...etc.

- não existe mais aquele
padrão para entrevistas. Eles estão verificando meeeeesmo caso a caso. Nós percebemos muitas anotações nos formulários que enviamos a Buenos Aires. Ou seja, realmente todas as questões são muito bem colocadas. Se nós nos preparamos para entrevista, eles também.

- como foi dito em outros relatos
precisão, exatidão e honestidade nas informações fornecidas ao Escritório são primordiais. Isto fortalece nossos argumentos durante a entrevista.

- existem muitos outros detalhes que não estão descritos, mas prometo descrever algo mais se lembrar....hehehe

- não decoramos as perguntas da
lista e suas respostas, mas com certeza, a lista serviu como uma ótima base para nossa preparação: vale a pena tentar respondê-la!
- pesquisar sobre tudo e depois pesquisar sobre o que pesquisar...esse é deve ser o lema de todos os futuros québecois como nós!


Gostaríamos de agradecer à
Deus, pois sabemos que só são abertas as portas para os caminhos certos. À nossa família, por todo o incentivo. Aos amigos blogueiros (E-migrante, Luis e Tati no Quebec, Wal e Paulo em Quebec, Tiberius, Rumo ao Sonho!!!, Tout de Bien!, Lu in Canada, Canadá: a Jornada, Em Contos e Encontros, Destino: Canadá, A Marcha dos Pinguins, Family Barros, Canada pode esperar porque nós vamos chegar!!!, Franklin e Amanda, Tapioca Congelada, Rumo ao Canadá, Canadá Dream, Au revoir Brésil, Eu em letras, Nous allons à l'est), do Yahoo Group, da Comunidade Brasil-Québec e todos os outros, pela torcida, informações, encontros, força e a todos que, de certa forma, acompanham nossa história!

Um forte abraço e até a próxima novidade! Que venham os exames médicos!!!!

P.S. Não esqueci não, no próximo post, detalhes da documentação para a parte federal do processo...

12 comments:

  1. Erasmo & Elaine, li seu post com muita alegria. PArabéns pela vitória que vocês conseguiram, pela consequência de todo o esforço e dedicação desde a decisão de imigrar ao Québec. Gostaríamos de estar junto com vocês para tomar um "porre" de coca-cola...hehehe. Acredito que, em breve, estaremos juntos no Québec celebrando a nova vida. Vai ser 10!!!

    ReplyDelete
  2. Erasmo e Elaine. Félicitations! Ficamos muito felizes por vocês terem vencido esta etapa! Nesta hora é que percebemos que todo o esforço vale a pena. A partir de agora, vocês estão como nós: aguardando os exames médicos... haja coração, pois são mais alguns meses de angústia.
    Boa sorte e sucesso!
    Giovana

    ReplyDelete
  3. Parabéns e Felicidades com certeza todos ficamos muito felizes em saber desta conquista... Meu marido e eu participamos do grupo e com toda certeza ficamos muito felizes por vocês...
    Parabéns!Parabéns!!!!
    Fabiane e Anderson

    ReplyDelete
  4. Parabéns!!!
    Nunca postei por aqui ,mas depois de uma boa nova dessas , e ainda mais neste momento , em que as entrevistas estão mais "chatas"(digo isto por experiência própria)
    VALE A PENA POSTAR!!!
    Já estão somhando com as terras geladas??
    Continuem com os seus sonhos , pois sem eles o homem não é nada!!
    ABRAÇOS E FELICIDADES!!!
    PAOLA

    ReplyDelete
  5. Pessoal estamos felizes por vcs. Desejamos de coração muito sucesso pois sonhar é viver quando paramos de sonhar morremos.
    Abraços e não esqueçam de nós pobres mortais.
    Edina

    ReplyDelete
  6. Erasmo e Elaine, parabéns por mas este passo, seu post foi aguardado com ansiedade!!! rsrsrs

    Estamos muito felizes por vocês.

    Sucesso.

    ReplyDelete
  7. Erasmo & Elaine, parabéns!
    dia 26 somos nós, estamos também estudando bastante e nos preparando...
    Acredito que tudo que fazemos e buscamos de um jeito ou de outro conseguimos atingir!
    Boa sorte!!!
    Depois contamos como foi a nossa!

    Abraços Leonardo e Aline

    ReplyDelete
  8. Caro Márcio
    Obrigado pela torcida e vamos, sim, tomar aquele "porre" de coca-cola...como descobriu que eu não bebo?! Abraços


    Cara Giovana
    Vamos para que seus exames sejam solicitados rapidamente. Obrigado e abraços!


    Caros Fabiane e Anderson
    Muito obrigado por participarem desta conquista conosco! Abraços!


    Cara Paola
    Obrigado por sua visita! Vamos continuar sonhando sim e torcendo por você também! Abraços!


    Cara Edina
    Vamos torcer para que vocês logo logo consigam também, sem jamais esquecê-los!! Abraços!


    Caros Patrick e Valéria
    Obrigado mais uma vez por toda colaboração!! Também estamos ansiosos para que vocês consigam em breve!!!Abraços!


    Caros Leo e Aline
    Vamos torcer muuuuuito por vocês! Com certeza dará tudo certo!!! Não esqueça de nos contar como foi! Abraços!

    Erasmo

    ReplyDelete
  9. Aêêêêê!!!!! Parabeeeennnsssss!!!! Que alegria saber q deu tudo certo pra vcs!! Nossa entrevista é dia 19 agora. Estamos um pouco receosos quanto ao nosso nivel da lingua, mas se Deus quiser, vai dar tudo certo, né!!!
    Abraço grande a vcs dois, viu! E parabens mais uma vez!!!

    ReplyDelete
  10. ola
    Parabens. a aventura esta apenas comecando......

    ReplyDelete
  11. Erasmo e Elaine,

    Demorei mas cheguei. Estive fora por um tempo (viagem) mas agora estou de volta. Adorei o relato de voces, com certeza nos ajudará muito. PARABÉNS pela conquista e espero tb comemorar nossa vitória e conhece-los pessoalmente em Quebec.
    Beijos e SUCESSO.

    ReplyDelete
  12. VOCES ESCREVERAM ESTE POST JA A BASTANTE TEMPO, MAS GOSTARIA SE VOCES UTILIZARAM ALGUMA REFERENCIA PARA ESTUDAR PARA A ENTREVISTA (ALGUMA LISTA DAS PERGUNTAS MAIS FRENQUENTES, OU ALGO ASSIM?)?OBRIGADA. ATENCIOSAMENTE.

    ReplyDelete