
Olá a todos!
Acredito que todo mundo já ouviu a famosa frase: "50 anos em 5", proferida pelo então candidato Juscelino Kubistcheck de Oliveira durante sua campanha presidencial, baseado sempre em um tão falado "Plano de Metas". Se o desenvolvimento prometido foi alcançado durante seu governo (e o preço) não assunto para esta postagem... mas posso dizer que, hoje, ao completarmos 2 anos de Montréal, Québec, Canadá, sinto-me como se realmente tivéssemos evoluído muito em tão pouco tempo!
Não posso descrever o quão forte foi nosso desenvolvimento, seja pessoal, profissional, cultural ou mesmo - e mais importante - espiritualmente... sim, porque para superar todos os obstáculos naturais da vida (elevados de maneira significativa aos que imigram), o equilíbrio espiritual é o principal pilar.
Com certeza, nossa caminhada até aqui foi repleta de conquistas, encontros, reencontros e desencontros, gente que vem, vai e volta, e uma saudade imensa daqueles que estão no Brasil...
Durante algum tempo, escrevi muito sobre como o tempo passa rápido, o que se confirma mais e mais a cada dia. De repente, deixamos de ser récem-chegados (embora ainda aprendizes...hehehe) e nos vemos com nossa rotina bem estabelecida e satisfeitos com nossa escolha, o que é mais importante. Jamais nesses dois anos "acima da linha do Equador" precisamos nos convencer de aqui é melhor ou coisa do tipo. Planejamos bem, tivemos muita ajuda e muita gente de bem por perto, e nossa conquista veio naturalmente. É duro quando vemos alguém tentando se convencer de aqui é seu lugar e se tornando/continuando infeliz, quando está claro o contrário. Felizmente, esse não é nosso caso... somos felizes!
Como fiz na postagem de "1 ano", separei algumas fotos - umas repetidas, outras de alguns momentos marcantes, outras porque eu quiz mesmo...hahaha!
Caminhada dura mas gratificante...
"Coração na ponta da chuteira"... caramba, dois anos já!
O que o Canadá nos reservava? Prosperidade, é claro...
O abraço mais importante: o da acolhida! Momento eterno...
Primeiros passos...
Amigos que chegaram logo depois...
O reencontro... Faísca e Fumaça juntos de novo!
Nossa primeira visitante... ê cunha!
Como Forrest Gump, posso dizer que já corri bastante também... e tenho muita história para contar!
Mais um ano vai, outro ano vem... rolou tanta coisa e tudo bem... e no raiar de um novo dia, sempre uma mensagem de esperança!
À Deus, que ilumina sempre nossos caminhos, à nossa família, aos nossos amigos (no Brasil e daqui) presentes, ausentes, próximos fisicamente, próximos de coração e a todos que vem acompanhando nossa saga, nosso muito obrigado!
Sinceramente não acreditava que nosso blog iria durar tanto, mas enquanto ele não congela de vez, vamos escrevendo!
Um forte abraço e que venha mais um ano... e a cidadania canadense, em breve!
Erasmo e Elaine
"Ser você mesmo em um mundo que está constantemente tentando fazer de você outra coisa é a maior realização." (Ralph Waldo Emerson).
"Que o teu orgulho e objetivo consistam em pôr no teu trabalho algo que se assemelhe a um milagre." (Leonardo da Vinci)


Olá ! ficamos feliz por mais essa conquista, afinal, muitos antes mesmo de 1 ano já desistem ou mesmo não encontraram a felicidade como imigrantes.
ReplyDeleteSaibam que ver a adaptação de vocês e saber que desejam a cidadania nos dá mais esperança e força. Esperamos mesmo que a felicidade de vocês aumente cada vez mais e que possamos, o mais breve possível, conhecê-los pessoalmente.
até este dia ... tenham certeza de que estaremos acompanhando-os pelos posts.
abraço
Mauricio e Rosi
Muito legal gente... Muito mesmo!!
ReplyDeleteAcredito que esse blog além de todos os outros da terra gelada vem inspirando mais e mais pessoas a tentar trilhar o mesmo caminho (eu por exemplo).
O relato de vcs é bem impressionante e emocionante.
Parabéns por mais um ano! Sucesso! Felicidades!!
Abraços,
Bia.
Parabéns por mais um ano no Canadá! Espero que no próximo ano o post seja sobre a entrada no processo de cidadania!!!! Em 3 meses estarei também em Montreal, não vejo a hora de chegar logo aí!
ReplyDeleteAbraços,
Fernanda
Parabéns pelas conquistas e pelo crescimento em todos os sentidos.
ReplyDeleteTudo de bo pra vcs!
Renata
Heeeee, parabéns!
ReplyDeleteQuando li pensei: caramba, ja fazem 2 anos mais ai parei e pensei: Caramba ja vai fazer 1 ano que eu e os meus amores estamos por aqui!!!! O que vc disse é verdade são 20 anos em 2, so espero que a gente não envelheça na mesma velocidade, rsrsrs...
Bom, saudades de vcs,
Beijos,
Pri,Mau e JP.
Elaine e
ReplyDeleteErasmo.
Acompanho o blog que vcs algum tempo...adoro todas as mensagens...e quero deseja toda a felicidade do mundo..os relatos de vcs nos motivam cada vez mais a nos preparar para nossa Imigração.
PARABÉNS POR MAIS UM ANO!!!
Caroline Renato
Parabéns, realmente o tempo passa muito rapido. Já fazem 4 meses que mudamos.
ReplyDeleteAbs
Erasmo e Gui
ReplyDeleteQue Deus continue vos iluminando neste caminho que já não é tão novo para vocês.
Vocês merecem!!!!
Nunca deixe vosso blog acabar. Sempre gostamos de dar uma espiadinha para ver o que está rolando aí nas terras geladas.
Sucesso!!!
Luis e Tati
muito bacana! parabenzasso. conquista incrível e quase cidadão canadenses, hein?
ReplyDelete:)
linkei vocês!
parabens pela conquista. sei que realmente deve ser muito complicado estar distante de todos que gostamos. deve ser como nascer novamente, so que dessa vez ja com maturidade. recomecar do zero, fazer novos amigos, conhecer novos lugares, se adequar a uma nova cultura.. tudo isso faz parte do 'novo' processo. e eh por ter conseguido 'reussir' a tudo isso que dou os parabens a vcs.
ReplyDeletefiquei sabendo desse blog atraves do j'adopt un pays e gostei um bocado. hj acompanho assiduamente o blog e confesso que encontrei boas dicas e ja dei boas risadas. entao, continuem assim. espero conhece-los quando chegar ai.
abracos.
Ah sim, esqueci de parabenizá-los por mais esta conquista também. E obrigado pelas pérolas de sabedoria que você deixa no final de seus posts.
ReplyDeleteAbraços e fiquem com Deus. :-)
Erasmo e Elaine,
ReplyDeleteAinda bem que este blog não congelou e tomara que perdure!
Para nós tem sido ótimo acompanhar a evolução, seguir as dicas, saber como as coisas acontecem de fato aí nas terras do Québec.
De fato o tempo passa muito rápido, pois foi outro dia mesmo que estávamos na École Québec ouvindo o Erasmo e o Patrick falando sobre a futura viagem, como havia sido o processo até ali, enfim o tempo passou rápido mesmo.
Apesar da espera ser angustiante e as barrigas estarem em constante estado de congelamento, cada segundo do processo valeu, cada aprendizado, cada idéia trocada, cada amigo novo, cada passo contou muito e essa é uma das partes maravilhosas desse processo de imigração.
Agora vai chegando o nosso momento de viajar, de iniciar uma nova história, a nossa nova história. E nesse livro que começa a ser escrito cabe a nós "alinharmos" os parágrafos e fazer ter sentido cada capítulo, sempre lembrando que a coisa tem que ser natural, tudo o que é forçado não pode gerar satisfação.
Um grande abraço à vocês e logo tomaremos aquele café em Montréal, combinado?
Ricardo e Rosangela
Oi meus queridos,
ReplyDeleteObrigado pela mensagem no blog e parabéns pelos 2 anos!
Saudade de vcs!
Luiz