
Olá a todos!
Antes de sairmos do Brasil, muita gente nos disse para solicitarmos o visto americano (para turistas, claro) pois, além de algumas vantagens e mais opções de viagem e compra de passagens, moraríamos a menos de 45 minutos (de carro) da fronteira com os EUA. Nosso amigo Luís escreveu também sobre o procedimento para se obter o visto ainda no Brasil.
Como estávamos atônitos ainda com todo o processo de imigração e a mudança que se aproximava, resolvemos deixar o visto americano para depois. Contudo, sentimos muita falta quando fomos à Niagara e Toronto, estávamos pertinho da fronteira, e não podíamos passar... :-P
Tomamos vergonha na cara e decidimos encarar mais um processo - beeeem mais simples, bien sur...
O primeiro passo é conseguir um appointment no Consulado Americano. Para isto, devemos nos cadastrar no VISA Appointment Reservation System (este link é para quem mora no Canadá). Fizemos nosso pedido aqui em Montréal mesmo - não sei se é obrigatório fazer o pedido no local (dsitrito) onde moramos pois, embora haja a mensagem: **Residents in Canada should apply in their own consular district**, alguns amigos conseguiram a "entrevista" em Ottawa.
De qualquer forma, os moradores de Montréal e Vancouver devem preencher o formulário on-line DS-160, o que considero uma vantagem pois elimina aquela papelada toda e a necessidade de fotos padrão passaporte, uma vez que podemos fazer o upload de fotos digitais diretamente no site. Ao final do preenchimento, imprime-se apenas uma espécie de recibo com código de barras, alguns dados e foto que deve ser apresentado no Consulado. Deve-se pagar, também, a"bagatela" de US$ 131,00 (por pessoa) além de providenciar alguns documentos exigidos para demonstrar nossa estabilidade aqui - ou seja, para provar que não vamos ficar definitivamente nos EUA pois há algo que nos "prende" aqui...hehehe! Isto tudo está bem explicado no site...

Chegando ao Consulado, a primeira prova de paciência é em relação ao procedimento de segurança...afe! A segunda é que, mesmo com o horário marcado, a espera pode ser um pouco longa. O interessante é que pensei que haveria uma entrevista com direito ao "olho no olho" (talvez seja um trauma devido ao processo de imigração do Québec e a famigerada entrevista...hahaha!) mas na realidade, tudo se passa em um guichet, onde são feitas a verificação dos documentos e a famosa pergunta: "Qual é o propósito da viagem aos EUA?"
Respondemos tudo direitinho e Yes! Nosso visto está fresquinho no passaporte... tudo bem que daqui alguns anos, como futuros cidadãos canadenses, não precisaremos mais, mas como já escrevi aqui: "Cada alegria é um proveito, e um proveito é um proveito, por mais pequeno que seja" (Robert Browning).
Agora só falta agendar a viagem... quando e para onde serão com certeza temas de uma nova postagem.
Abraços a todos que compartilham verdadeiramente de nossas alegrias!
Erasmo
"Quando estou em Nova York, olho para o Empire State Building e sinto como se ele me pertencesse... ou é vice-versa? (Fay Way, sobre seu papel em King Kong)
Olha... sinceramente, acho que é muito mais negócio tirar o visto depois que estiver no Canadá do que ainda estando no Brasil.
ReplyDeleteNo Brasil se corre o risco de olharem pra você e negarem na cara dura (como já aconteceu com pessoas que eu conheço) e sem contar que no Canadá a papelada é bem menor, a taxa termina sendo mais barata devido ao custo de vida, etc...
Acho que vou seguir o mesmo caminho que vocês! Pode até ter que esperar mais um tempinho, mas vale se isentar de toda e qualquer dor de cabeça.
Eu particularmente nunca tive problemas em relação a obtenção de visto, sendo que todos que tirei foram tirados em São Paulo.
ReplyDeleteA indústria do visto americano é astrondosa. Imagine você o faturamento do consulado só com a emisão de vistos.
Um grande abraço e boa viagem para as terras do Tio San.
Um abraço do Zé Carioca
La no Brasil vc tb faz a "entrevista" atraves de um guiche com vidro blindado.
ReplyDeletePara entrar no consulado vc tem que deixar bolsa e celular em um armario na recepcao.
Bjs