Saturday, March 28, 2009

Um "pulinho" à Saint-Sauveur!!!

Olá família e amigos!
Neste sábado, conhecemos Saint-Sauveur, uma pequena cidade ao norte de Montréal, com pouco mais de 9000 habitantes, mas com toda infra-estrutura de uma verdadeira estação de esqui. Na verdade, a Gui havia visto alguma coisa na internet e decidimos sair, meio que sem rumo... rs! Pensávamos que a cidade seria mais uma daquelas tantas pequeninas que vimos quando fomos à Niágara. Na realidade, o atual Vale de Saint-Sauveur é uma fusão, criada em 2002, da antiga cidade de Saint-Sauveur-des-Monts com a Paróquia de Saint-Sauveur (acho que tinha tão pouca gente que eles decidiram juntar tudo :-P ).
Contudo, ao chegar notamos que o movimento intenso era fruto da estação de esqui e do centro comercial, com algumas lojas de fábrica, além do centro aconchegante da cidade. Muito legal o passeio! Algumas fotos de nossa visita...
Boulangerie La Tayette... cada pão...

Centro comercial...


Todas as direções...

Centre-ville:





Vista típica da cidade...

E assim, vamos conhecendo um pouquinho mais da Belle Province...
Abraços!
Erasmo
"Qualquer um pode fazer história... mas só um grande homem pode escrevê-la." (Oscar Wilde)
"Nunca ande pelo caminho traçado, pois ele conduz somente até onde os outros foram." (Alexander Graham Bell)

Saturday, March 21, 2009

A (outra) saga de (mais) um visto!!!

Olá a todos!
Antes de sairmos do Brasil, muita gente nos disse para solicitarmos o visto americano (para turistas, claro) pois, além de algumas vantagens e mais opções de viagem e compra de passagens, moraríamos a menos de 45 minutos (de carro) da fronteira com os EUA. Nosso amigo Luís escreveu também sobre o procedimento para se obter o visto ainda no Brasil.
Como estávamos atônitos ainda com todo o processo de imigração e a mudança que se aproximava, resolvemos deixar o visto americano para depois. Contudo, sentimos muita falta quando fomos à Niagara e Toronto, estávamos pertinho da fronteira, e não podíamos passar... :-P
Tomamos vergonha na cara e decidimos encarar mais um processo - beeeem mais simples, bien sur...
O primeiro passo é conseguir um appointment no Consulado Americano. Para isto, devemos nos cadastrar no VISA Appointment Reservation System (este link é para quem mora no Canadá). Fizemos nosso pedido aqui em Montréal mesmo - não sei se é obrigatório fazer o pedido no local (dsitrito) onde moramos pois, embora haja a mensagem: **Residents in Canada should apply in their own consular district**, alguns amigos conseguiram a "entrevista" em Ottawa.
De qualquer forma, os moradores de Montréal e Vancouver devem preencher o formulário on-line DS-160, o que considero uma vantagem pois elimina aquela papelada toda e a necessidade de fotos padrão passaporte, uma vez que podemos fazer o upload de fotos digitais diretamente no site. Ao final do preenchimento, imprime-se apenas uma espécie de recibo com código de barras, alguns dados e foto que deve ser apresentado no Consulado. Deve-se pagar, também, a"bagatela" de US$ 131,00 (por pessoa) além de providenciar alguns documentos exigidos para demonstrar nossa estabilidade aqui - ou seja, para provar que não vamos ficar definitivamente nos EUA pois há algo que nos "prende" aqui...hehehe! Isto tudo está bem explicado no site...
Chegando ao Consulado, a primeira prova de paciência é em relação ao procedimento de segurança...afe! A segunda é que, mesmo com o horário marcado, a espera pode ser um pouco longa. O interessante é que pensei que haveria uma entrevista com direito ao "olho no olho" (talvez seja um trauma devido ao processo de imigração do Québec e a famigerada entrevista...hahaha!) mas na realidade, tudo se passa em um guichet, onde são feitas a verificação dos documentos e a famosa pergunta: "Qual é o propósito da viagem aos EUA?"
Respondemos tudo direitinho e Yes! Nosso visto está fresquinho no passaporte... tudo bem que daqui alguns anos, como futuros cidadãos canadenses, não precisaremos mais, mas como já escrevi aqui: "Cada alegria é um proveito, e um proveito é um proveito, por mais pequeno que seja" (Robert Browning).
Agora só falta agendar a viagem... quando e para onde serão com certeza temas de uma nova postagem.
Abraços a todos que compartilham verdadeiramente de nossas alegrias!
Erasmo
"Quando estou em Nova York, olho para o Empire State Building e sinto como se ele me pertencesse... ou é vice-versa? (Fay Way, sobre seu papel em King Kong)

Saturday, March 14, 2009

Saldo de uma queda, novidade e dança no gelo 2... a saga continua!

Olá a todos!
Eu bem que tentei ser mais assíduo com o blog, mas continuamos na mesma... pelo menos ele ainda sobrevive... rs!
Não, eu não cai de bicicleta novamente, mesmo porque não é muito aconselhável durante o inverno - Princesa Léia está hibernando, por enquanto ;-) . A moda agora é cair de patins! Graças a meu amigo Rogério, tomei coragem e decidi prosseguir com minha saga em aprender a patinar. Posso dizer que tive algum avanço (falta o Rogério me enviar as fotos e o vídeo que prova tal feito....hahahah). O primeiro passo foi alugar os patins... fomos à Poubelle du ski e consegui um par novinho por 49,00 $ a temporada - terei de devolvê-los até setembro, com a opção de comprá-los se desejar.
Mas eu falava do tombo de bicicleta... como já escrevi aqui, a empresa onde trabalho participa da Operação Vélo-Boulot e todo ano, os funcionários participantes concorrem a prêmios. Claro que minha performance foi prejudicada devido ao capote que levei e já sabia que não teria direito nem a prêmio de consolação... :-P
Durante a última reunião mensal, foram entregues os tais presentes... felizmente, o pessoal da empresa ficou com dó e o diretor disse que teve gente que até se machucou para colaborar com a campanhia... o coió aqui! E não é que eu ganhei o presente também?!!
Saldo da queda... um kit Piquenique! Que venha o verão!


A novidade da vez é nossa nova caranga! Finalmente compramos um carro... não entrarei em detalhes mas aconselho a todos a pesquisarem bastante em relação à carro novo x carro usado as vantagens e diferenças, manutenção, desvalorização, seguro e garantias... aqui, as coisas variam muito... no blog J'arrive Québec há duas postagens interessantes sobre a compra e o seguro do carro. Na comunidade Brasil-Québec tem também o guia de compra de veículos, útil para quem optar por um carro usado. Para quem optar pelo carro novo, é importante verificar as diferenças entre alugar (leasing) e comprar.
E qual carro compramos? Isto é só nosso... mas segue uma amostrinha da nossa Macchina...hehehe!

E aqui uma lembrancinha do aniversário da Elaine...

No mais, a vida, colorida e gostosa de ser vivida segue seu rumo!
Abraços a todos!
Erasmo
"Nosso cérebro é o melhor brinquedo já criado: nele se encontram todos os segredos, inclusive o da felicidade." (Charles Chaplin)
"Grandes realizações não são feitas por impulso, mas por uma soma de pequenas realizações." (Vincent Van Gogh)