Sunday, January 25, 2009

1° emprego como trampolim... ou catapulta?!

Olá a todos!
Hoje escrevo um pouco sobre uma conversa mais informal com JCR, o gerente de Recursos Humanos da empresa onde trabalho e gostaria de compartilhar com todos... inclusive, há um tópico também na Comunidade Brasil-Québec.
Como escrevi no fórum da comunidade, achei interessante o fato de que assim que completei um ano "de casa" todos os chefes se tornaram mais simpáticos e solícitos... achei que era uma impressão boba, mas conversando com o gerente percebi que se trata da estabilidade tão apreciada por todos aqui... ou seja, manter-se em um emprego por um tempo considerável (ainda mais se a empresa oferece uma série de vantagens) é realmente algo muito bem visto (pelo menos onde trabalho).
Mas o que realmente chamou minha atenção foi quando comentei sobre as dificuldades de alguns recém-chegados em conseguir seu primeiro emprego (na área, principalmente), citando inclusive toda a parte que conheço sobre o reconhecimento de diplomas, referências, etc.
Ele foi muito franco e me disse que, atualmente, as empresas sentem-se reticentes em "dar uma primeira oportunidade a um imigrante pelo fato de que grande parte usa o primeiro emprego como trampolim (ou catapulta) para um emprego melhor, mesmo sendo este 1° emprego em sua área e com salário competitivo para quem está começando... na primeira oportunidade, eles trocam de emprego. Claro que, segundo ele, isto é um direito do empregado - da mesma maneira que, se o funcionário não atingir os objetivos no período de experiência, a empresa o dispensa.
Mas esta tendência criou nos programas de seleção uma certa resistência da empresa em ser o primeiro empregador de quem chega... ainda de acordo com JCR, não são bem vistos - também - aqueles que tem em seus CVs várias experiências de dois, três meses - o que significa instabilidade por parte do candidato...
Fiquei muito envergonhado pois ele citou meu caso - afinal, eu vinha justamente de um emprego de apenas 3 meses, como tudo indica, acabei usando-o com trampolim para meu atual emprego... ele disse que eles ficaram muito apreensivos em relação à minha contratação - eu poderia fazer a mesma coisa com eles, não?!
Agora entendo porque eles me perguntaram várias vezes durante a entrevista quais eram minhas pretensões para o futuro, principalmente profissionais... como respondi que não suportava a idéia de ficar mudando de emprego e a empresa respondia às minhas expectativas a curto e médio prazos, funcionou - cá estou eu com 1 ano e 3 meses de casa...
Outra dificuldade, segundo JCR, encontrada pelas empresas diz respeito à experiência citada no CV e às referências... como eles poderiam avaliar de maneira justa e correta estes dados... algumas empresas, como a nossa inclusive, acabam usando este argumento para contratar o futuro funcionário com um salário inferior ao do mercado, comprometendo-se a ajustá-lo após o período de experiência - o que felizmente aconteceu comigo.
A dica de JCR é de permanecermos no primeiro emprego por pelo menos 6 meses a 1 ano, questionar o empregador sobre em que condições o salário é estabelecido, como será feita a avaliação durante a experiência - pois, segundo ele, os primeiros três meses são cruciais para que comprovemos a experiência citada no CV; questionar sobre as vantagens e benefícios da empresa e, se você for questionado durante a entrevista sobre, por exemplo, porque você só trabalhou três meses em "tal empresa" e trocou de emprego; procurar enfatizar as vantagens oferecidas pelo outro empregador ou algo mais ligado a seu ramo, etc.
Mas cuidado, pois tudo isso é uma "faca de dois gumes"...
Vale ressaltar também, como citou um colega da comunidade, que caso a pessoa precise de alguma referência deste primeiro emprego trampolim, está perdida, pois as empresas se negam ou ainda pior, dão más referências sobre este empregado!
Bem, fica aqui apenas um pequeno depoimento... com certeza a maioria já tem idéia muito melhor, mas não custa compartilhar...
Abraços!!!
Erasmo
"Existem apenas duas maneiras de ver a vida. Uma é pensar que não existem milagres e a outra é que tudo é um milagre." (Albert Einstein)
"Há vitórias que exaltam, outras que corrompem; derrotas que matam, outras que despertam." (Antoine de Saint-Exupéry)

Wednesday, January 21, 2009

Souper de Noël 2008 e 3 anos de blog!!!

Olá turma!
Só para não deixar de comentar, nosso blog completou 3 anos neste mês... há três anos (um pouquinho mais...rs!) começávamos de maneira tímida mas decidida nossa caminhada rumo às tais terras geladas (aliás, beeeem geladas) do norte...
Lembro-me muito bem do dia em que escrevi nosso primeiro post: era um momento onde todo mundo comentava nossos planos da seguinte forma: "iiihhhh, isso vai longe ainda...". Como não tinha a menor idéia de como começar a escrever pensei: assim tudo começou!!!
De lá pra cá, quantas conquistas, quantas decisões, quantas alegrias, quantas apreensões, quanta expectativa, quantas realizações e o melhor: quanta experiência e conhecimento adquiridos - algo que ninguém nos tomará!
É por essas e outras que ainda tento manter este espaço ativo... interessante quando leio as postagens anteriores e vejo como escrevia com "autoridade" sobre o processo de imigração, vendo-me hoje como um grande leigo... ou o tempo dedicado ao blog e às pesquisas (o que nos vale muito até hoje!) e o simples fato de poder reler tudo aquilo que passamos e vencemos... então fica assim - o blog vai continuar - ao menos, por enquanto...hahahaha!
Mudando de assunto, neste fim de dezembro tivemos o jantar de Natal promovido pela empresa onde trabalho... todo mundo estava chateado afinal, no ano passado, tivemos um super jantar no Cabaret du Roy e neste ano, ao que tudo indicava, seria algo mais simples... mas a empresa surpreendeu à todos!
Ao contrário do ano anterior, a empresa fechou um lugar apenas para os funcionários e tivemos mais uma vez uma noite primorosa! Jantamos na Vieille Brasserie, construída em 1861 que faz parte do Complexo Cultural Guy-Descary, em Lachine. Além de uma boa comida, tivemos direito à dança e ainda cantamos, numa espécie de gincana... os funcionários de cada mesa tiveram de mostrar seus dotes artísticos cantando uma música (en français, bien sûr!) selecionada pelo animador... nossa mesa cantou Sainte Nuit (versão em francês de Noite Feliz)... grande noite! Infelizmente não consegui boas fotos do lugar pois não posso expor o pessoal aqui no blog, mas seguem algumas...
A construção servia, no início, de depósito, salas de resfriamento e fermentação, e de alojamento para empregados da antiga Brasserie Dawes:



Como entrada -  Ternaire de légumes grillés au chèvre:

Prato principal - Gigot d'agneau au bouquet de fines herbes:

Sobremesa - Tourte au chocolat et crème anglaise... nham-nham!

Vista do Canal de Lachine, congeladíssimo!

Espero que a empresa continue nos tratando bem assim...hehehe!
Como sempre, agradeço ao carinho de todos e a quem ainda acompanha nosso blog... em especial à Judy Kennedy por seu comentário no último post... suas palavras serviram como um grande alento - obrigado!
À todos, um grande abraço e inté!
Erasmo
"Pensa! O pensamento tem poder. Mas não adianta só pensar, você tem que dizer... diz! Porque as palavras têm poder. Mas não adianta só dizer, você tem que fazer... faz! Porque você só vai saber se o final vai ser feliz depois de tudo acontecer." (Gabriel, o Pensador)

Sunday, January 18, 2009

Feliz 2009 Feliz!!!

Olá a todos!
No último post pensei, sinceramente, que escreveria o famoso texto de fim de ano, com aquele "Feliz Natal e um ótimo 2009!"... mas, como a cada dia, nosso blog segue rumo ao limbo, isto também passou em branco. Assim, só posso dizer-lhes: "Espero que tenham passado um excelente Natal e desejo-lhes um grande 2009!"
Sei também que falta de tempo não é mais uma boa justificativa... mas desta vez, além de todos os afazeres do trabalho e da escola (final da primeira sessão, que superou as expectativas, diga-se de passagem), houve todo um preparo para meu primeiro retorno ao Brasil... pois é, para os que não sabiam, finalmente (depois de quase 1 ano e 8 meses) voltei ao "gigante deitado eternamente em berço explêndido".
Fui muito bom rever a família e os amigos... mas melhor ainda, ver que todos estão bem, com saúde, trabalhando e vivendo bem, cada um à sua maneira.
Falando um pouco sobre a viagem, como eu nunca viajei em período de festas, posso dizer que não foi tão ruim, mesmo com os aeroportos um pouco mais cheios, alguns atrasos nos embarques e uma mala que ficou perdida em Toronto (mas que nos foi entregue nos dias seguintes - 2 - à nossa chegada). Aliás, a equipe Air Canada conseguiu deixar todo um container de malas para trás... hahaha!
Ao chegar em Guarulhos, confesso que levei aquele choque típico de quem está fora há um tempo considerável... foi muito diferente ver os montes próximos aos aeroporto, enquanto aqui em Montréal é quase tudo plano... ver também placas e indicações em português, e todo mundo falando português... acreditem, a gente estranha um pouco. Finalmente, a impressão de voltar à nossa terra é muito boa... mas isso vai de cada um, é claro!
Passamos 15 dias em terras brasilis... fizemos muita coisa, deixamos muitas outras sem fazer mas aproveitamos bem, principalmente as festas, onde a presença da família realmente nos fortalece... para quem pensa em imigrar, considere este alto preço!
Posso concluir que voltamos muito bem, prontos para mais um excelente ano... mas devo confessar que ao pisar novamente em Montréal, veio aquela saudade de todos e o pensamento: "Voltei querendo voltar... onde é meu lugar?"
Para matar/aumentar as saudades, algumas fotos da trupe...
A família é o berço de tudo:


The mamas...

and The papas...

Vovó Celina, a matriarca!

Manuela, nossa sobrinha... primeiro Natal a gente nunca esquece, né...

Meu afiliado/sobrinho Rian... saiu o tio hein...rs!

Minha mana e meu super cunha!

Ricardo... sabe o Rian e a Manuela? Foi ele quem os fez...

... com a ajuda da Sandra...hahaha... ou será que foi obra dela?!

Santuário Nacional de Aparecida...


... Nossa Senhora de Aparecida.

Peço desculpas aos amigos e familiares que não encontramos, e agradeço ao carinho de todos... quem sabe da próxima vez, em breve.
Eu quero ter um milhão de amigos como vocês... família FIEO:

Família Rocha:


Lendários...


... e minha sobrinha gatíssima!

Família Camargo:

Família Bernal:

Saudades... muitas...

Pois é... viagem rápida... tempo que passa cada vez mais rápido e a boa vida, colorida e gostosa de ser vivida, segue seu rumo... começamos 2009 com tudo! Algumas comprinhas básicas, muitos planos, prioridades sempre bem direcionadas e muita fé neste que promete ser mais um excelente ano!
O blog vai que vai... meio capenga, mas como gelatina: balança mas não racha...hahahaha... e enquanto der, estamos aí!
Um grande 2009 e muita prosperidade a todos nós!
Erasmo
"Quase sempre a maior ou a menor felicidade depende do grau de decisão de ser feliz." (Abraham Lincoln)
"Que o breve seja de um longo pensar. Que o longo seja de um curto sentir. Que tudo seja leve de tal forma que o tempo nunca leve." (Alice Ruiz)