Friday, June 29, 2007

Festa do Québec!!!

Olá Família e amigos!

Gostaria de agradecer a todos os comentários e e-mails que temos recebido... como sabem, estou trabalhando e, além disso, estamos no período pré-mudança... o tempo está escasso... porém, isso é bom pois tudo está se resolvendo bem rápido, tal como foi nosso processo. E a tendência é só melhorar... então, continuamos nossa vida ora de moradores, ora de turistas...rs!

No último dia 24 tivemos a famosa Fête Nacionale du Québec, mais conhecida como Fête de Saint-Jean-Baptiste ou La Saint-Jean (São João Baptista é considerado o padroeiro dos canadenses francófonos), onde todos demonstram seu orgulho em ser québécois.
Neste dia são realizados vários desfiles e festas populares... nós fomos à festa realizada no Parc Maisonneuve, com direito a um grande show com vários músicos famosos (aqui, claro...rs) e o melhor: gratuito!

Chegamos bem cedo ao parque e conseguimos um excelente lugar próximo ao palco. Claro que, à medida que o show continuava, nosso espaço diminuía, mas valeu... também conhecemos pessoalmente nossos amigos Leo e Aline, diretamente do Rio Grande do Sul para Montréal!

Abraços e até as próximas novidades, que não são poucas!

Erasmo
""Há dois tipos de pessoas: As que fazem as coisas, e as que dizem que fizeram as coisas. Tente ficar no primeiro tipo. Há menos competição." (Indira Ghandi)

Tuesday, June 26, 2007

Festa Junina!!!

Olá a todos!

No último sábado (23/06) fomos à festa junina promovida pela Casa do Brasil em Montréal, realizada na Associação Portuguesa do Canadá... foi um belo "arraial", com direito à pipoca, arroz-doce, canjica, cachorro-quente, brigadeiro, quentão e tudo como uma quermesse... tudo bem, não era iguaaaaaal às do Brasil, mas matamos um pouquinho da saudade. Até dançamos a famosa "quadrilha"... muito bom!

Além disso, serviu também para relaxar um pouco das compras... ir à IKEA de ônibus é bem divertido...rs! Com nossos amigos Fá e Mohamed então... haja sacola... hahaha...
Finalmente conhecemos nossos amigos Manu e Alexandre. É muito legal encontrar amigos que só conhecíamos através dos blogs. Também reencontramos nossa amigas Mariana (e seus amigos) e Barbra.

Conhecemos também o Sr. Ademir, que mora em Nova Iorque e Terezinha, de São Paulo.

Na volta para casa, passamos no Vincent sous-marins e fizemos aquela "boquinha"... graças ao toque de nosso novo amigo Rubens, que gritou do outro lado da avenida: "podem entrar que o restaurante é bom..."

Temos encontrado muitos brasileiros (Barbra e Humberto, Anderson e Keli, Evandro)... de repente, Montréal vai se tornando mais verde-amarela!

Grande abraço a todos!

Erasmo
"Quando eu disse ao caroço de laranja, que dentro dele dormia um laranjal inteirinho, ele me olhou estupidamente incrédulo." (Hermógenes)


Thursday, June 14, 2007

Dois meses de Montréal!!!

Olá família e amigos!

"Je me souviens..."
Pois é, eu me lembro mesmo! Há um ano, exatamente, estávamos saindo de nossa entrevista com o CSQ (Certificado de Seleção do Québec) em mãos... dávamos o segundo grande passo ao Canadá (o primeiro, com certeza, foi organizarmos toda a papelada necessária - Québec e Etapa Federal).
Ontem, completamos nosso segundo mês em Montréal. Num balanço geral, podemos dizer que tudo está superando as expectativas. Pela quantidade de coisas que aprendemos e realizamos, parece que estamos aqui há anos.

Mas ainda existem muitas barreiras a serem quebradas...
A primeira de todas (em minha opinião): o idioma! É bem mais difícil do que todos imaginam... e é bastante complicado para quem, como eu, adora falar mas tem que ficar em silêncio, às vezes, por não conseguir se expressar. Já tivemos algum progresso... simplório, mas é um progresso. Nossos amigos e professores Mohamed e Fabrícia que o digam...rs!

A segunda: saudades! À medida que o tempo vai passando, vamos deixando de lado aquela impressão de que estamos apenas em viagem e nos damos conta de que não voltaremos tão cedo ao Brasil... afinal, aqui é nossa casa agora (pelo menos nos próximos anos).

As demais barreiras são as cotidianas... como levar a vida...
E nós vamos levando a nossa... passeando e tirando boas fotos. No último sábado, antes de ver os carrões, visitamos o Marché Maisonneuve e andamos um pouco pelo centro da cidade.

Gostaria de agradecer aos comentários que temos recebido... infelizmente ainda não temos tempo de responder a todos, mas em breve o faremos... respondendo a um comentário anterior de nosso amigo Marcos sobre a Avaliação Comparativa dos Estudos, sempre vi opiniões diversas... alguns preferem solicitá-la ainda no Brasil, outros como eu, a solicitam já morando aqui no Québec.

Particularmente, sempre preferi fazer as traduções e a solicitação da Avaliação assim que chegasse a Montréal, uma vez que sempre tive medo de enviar meus diplomas e demais documentos originais por correio (coisa particular mesmo). Mas sei de casos em que as pessoas solicitaram do Brasil e receberam tudo corretamente.

Para solicitá-la (aqui), preenchi os formulários (disponíveis nos escritórios de imigração), anexei os documentos necessários e suas traduções (diplomas, históricos etc.) e fui direto ao Escritório de Imigração responsável pela avaliação (255, boulevard Crémazie Est). Lá, a atendente tirou cópias de todos os documentos e traduções (não ficou com nenhum original) e também já efetuei o pagamento da taxa ($105,00). Em pouco menos de um mês, já recebi o documento. Quem quiser mais informações pode consultar o site Portail Québec.

A todos, um grande abraço, já com muitas saudades! Ah, já escolhi a placa do carro... agora só falta a Lamborghini... hahaha

Erasmo
"Sempre que pensamos em mudar queremos tudo o mais rápido possível. Não tenha pressa pois as pequenas mudanças são as que mais importam. Por isso, não tenha medo de mudar lentamente, tenha medo de ficar parado." (Provérbio Chinês)

Sunday, June 10, 2007

Glamour da F1... e vários carrinhos e carrões!

Olá a todos!

Não foi desta vez... mas no próximo ano, com certeza, faremos parte do circo da Fórmula 1... mas não ficamos totalmente de fora. Ao passear pelo centro de Montréal, vimos o frisson que a F1 pode causar. Este fim de semana foi todo dedicado ao GP do Canadá, realizado no Autódromo Gilles Villeneuve. Hotéis lotados, lojas decoradas (algumas com lista de convidados e tapete vermelho), muita gente e muitos carros.

Como bom amante de supercarros, não posso esconder minha felicidade em ver de pertinho aqueles carrões dignos de revistas...rs!

Na sexta (08/06) à noite, encontramos algumas Ferraris e seus felizes donos na Rua Peel... aqui, diferente do Brasil onde aquelas "cordinhas" não permitem uma boa aproximação, podemos tocar, olhar, fotografar - acho que eu não gostaria de ver minha Ferrari cheia de "marcas de dedo"...rs!

No sábado, depois de um passeio ao Marché Maisonneuve, voltamos ao centro de Montréal e lá estavam os carrões novamente.

Espero que, no próximo ano, tenhamos fotos dos Fórmula 1 de pertinho também...
Abraços!
Erasmo
"Todas as flores do futuro estão nas sementes de hoje." (Provérbio Japonês)

Saturday, June 2, 2007

Primeiro emprego canadense!!!

Olá a todos!

Depois de exatos 48 dias em Montréal, consegui meu primeiro emprego! Como disse meu amigo J...... é importante abrirmos várias frentes, procurar sempre várias opções e jamais "colocar todos os ovos num mesmo cesto". Muito obrigado amigo!

Finalmente, vou iniciar minha "experiência canadense" e o mais importante, em minha área de trabalho. Claro que, por razões que todos sabem, não posso citar detalhes do emprego. Trata-se de um emprego de verão, até julho se não me engano... mas uma grande caminhada começa sempre com um bom primeiro passo.

Fiz minha entrevista na quinta-feira (31/05) e ontem fui comunicado de minha admissão... o interessante é que, mesmo optando por Québec e pelo francês, vou trabalhar em um ambiente anglófono... meu inglês macarrônico TEM que melhorar!

É muito bom ver as coisas se encaminharem... espero que tudo continue assim.
Grande abraço e obrigado a todos que acompanham nossa saga e torcem por nós!

Erasmo
"Quem não sabe suportar contrariedade nunca terá acesso às coisas grandiosas." (Provérbio Chinês)