Monday, December 31, 2007

Acabou-se... e que venha 2008!!!

Olá a todos!!!
E mais um excelente ano se passou... não ficamos ricos nem juntei meu primeiro milhão de dólares. :-P
Mas o mais importante é acabar este grande ano ileso de tanta coisa difícil que tem acontecido, com saúde, com boas perspectivas e com as metas traçadas (lá em dezembro/2007) alcançadas... isto sim é um ótimo balanço de fim de ano... privilégio para os poucos que têm a coragem de ousar e arriscar ;-) . É muito bom terminar o ano pensando que, se tivesse de fazer tudo de novo, faria exatamente igual; não ter de buscar aquela auto-afirmação, de ter de se convencer de que fez o certo e sim sentir que, independente de certo ou errado, a gente fez e, de certa forma, aconteceu... mesmo com um "bom preço" a pagar.
Finalmente, acertamos nossos ponteiros e vamos em frente... mas confesso que, como diz aquele ditado: "depois da tempestade, a calmaria...", já sinto saudades daquela época em que buscávamos, freneticamente, informações sobre o Canadá e o Québec, aguardávamos cada e-mail do Escritório de Buenos Aires, do Consulado ou mesmo dos amigos que aqui já estavam... época em que acompanhávamos cada informação, sabíamos todos os detalhes do processo, mudanças e alterações... hoje, embora em um ritmo beeeeem diferente, tento acompanhar as comunidades e fóruns sobre imigração e vejo que nossa fase realmente passou... e como estamos desatualizados! Mas o legal é que a solidariedade de quem está na ativa continua soberba... e assim, o ciclo dos imigrantes sempre encontra alguém para não deixar "a peteca cair". Infelizmente, tem sempre a turminha preguiçosa que não faz a lição de casa e, quando chega aqui, só reclama... é a vida...
Nestes últimos dias, conversando com nossos amigos Valéria e Patrick, vimos como tudo passou tão rápido... o "J'adopte un pays", projeto de nosso amigo Héctor, vai para seu último episódio... parece que foi ontem que tudo começou... e tantas coisas mais.
Gostaria de agradecer a nossos inúmeros amigos que me proporcionaram uma excelente noite de Natal... a primeira sem a Elaine... acho que, se não fosse por eles, eu teria passado como nosso amigo da foto acima...rs!
Ano acabando, balanço positivo... e que venha 2008!
A todos, um grande abraço e que Deus continue fortalecendo nossa fé num mundo melhor!
Erasmo
"No que diz respeito ao desempenho, ao compromisso, ao esforço, à dedicação, não existe meio termo. Ou você faz uma coisa bem-feita ou não faz." (Ayrton Senna da Silva)
"Ou você se compromete com objetivo da vitória, ou não." (idem)
"Ele (Deus) é o dono de tudo. Devo a Ele a oportunidade que tive de chegar onde cheguei. Muitas pessoas têm essa capacidade, mas não têm a oportunidade. Ele a deu prá mim, não sei porque. Só sei que não posso desperdiçá-la." (idem)

Sunday, December 23, 2007

Um ano que começou bem só poderia terminar melhor!

Olá a todos!

Vocês já pensaram em um jantar diferente, um passeio exótico ou realizar algo novo? Se não, cuidado! Ele pode estar sempre um passo à frente... quem? Mohamed! Quando pensamos num jantar, ele já escolheu o restaurante, se o negócio é viagem, ele já tem as reservas e tudo mais...rs! Não tem como competir... :-/
E mais uma vez, graças a seu faro para bons programas, fechamos nosso "ano de mudança" como o começamos: Cirque du Soleil!!! Da mesma maneira como recebemos nossas boas vindas, o Cirque nos proporcionou um ótimo encerramento para um ano em que muita coisa boa aconteceu... lembro quando o nossos amigos Fá e Mohamed nos convidaram para assistir ao espetáculo Kooza, 4 dias após nossa chegada.
Desta vez, assistimos ao Saltimbanco, um show repleto de acrobacias e muitas cores! O único evento chato foi um acidente ocorrido durante a apresentação dos acrobatas... felizmente, o artista foi prontamente e, mesmo com um tornozelo, ainda acenou a todos antes de deixar o palco. Contudo, mais um excelente show da companhia!
O ano termina e confesso: o Natal é realmente um período difícil quando se está longe da família... e neste ano, minha provação é ainda maior... após 13 anos ininterruptos, eu e a Elaine estaremos separados na noite de Natal e de ano-novo... :-(
Ela foi ao Brasil, acompanhada da Fá, matar um pouco das saudades da turma... eu, devido ao trabalho, vou ter de esperar um pouquinho...
No ano passado, nesta época, estávamos ansiosos com a mudança, e nossa Mensagem de Natal foi baseada nela... hoje, temos infinitamente muito mais a agradecer a Deus. Sempre encarei o Natal como o período de renascimento... renascimento no Cristo que chega, renascimento da fé num mundo melhor, na tolerância entre as pessoas, fortalecimento de velhas amizades e o nascimento das novas... eu tomei uma decisão, e toda decisão tem seu preço e seus riscos, assim como disse a representante do Cirque du Soleil à platéia, ao fim do espetáculo, sobre o acidente. Eu escolhi mudar, evoluir, ousar, renascer... então, que venham os novos desafios!
O legal é que vida sempre comprova minha idéia de recomeço... se vocês leram o post de nossa mensagem do Natal passado, reparem no primeiro comentário... sim, ali começou mais uma grande amizade, que nos apóia e nos conforta nos momentos difíceis... uma prova de renascimento.
Então, deixemos o renascimento do Natal encher nossos corações e quem o mundo seja melhor em 2008... Feliz Natal!!!

Erasmo
"O otimista pode errar, mas o pessimista já começa errando." (Juscelino Kubitschek)
"Lembre-se, se o Natal não é achado em seu coração, você não o achará debaixo da árvore." (Charlotte Carpenter)

Saturday, December 15, 2007

"Souper de Noël" !!!

Olá família e amigos!

Na semana passada, participei do jantar de Natal da empresa, realizado no "Le Cabaret du Roy", um restaurante com estilo da "Nouvelle France" (época da colonização francesa na América do Norte). O ambiente é todo decorado como uma taberna e toda a refeição é animada pelos "garçons e "taberneiras"...uma bela viagem ao passado do Québec. Há também muita músicas, representações, um verdugo e até um pirata, que chega "aterrorizando" o ambiente e os clientes...rs!

O cardápio também é algo a parte! Aliás, venho aprendendo a comer bem, seguindo as orientações de meu amigo Mohamed... então, quando chegou o momento de escolher a entrada, prato principal e sobremesa, pensei como ele: "este prato pode-se comer em casa, esse outro é a cara do restaurante...". E deu certo! Comecei com uma salada Wendake "pour débuter", depois como entrada Viandes séchées à la façon des sauvages, Casserole de cerf como prato principal e de sobremesa, uma típica Tarte au sirop d'érable... isso que dá ter um bom professor! ;-)

Foi uma noite muito agradável... vale a dica!

Abraços e bon appétit a todos!!!

Erasmo
"Ventre affamé n'a pas d'oreille..." (Barriga vazia não tem ouvidos... - autor desconhecido)

Friday, December 7, 2007

Um ano de visto e a primeira neve "de verdade" !!!

Oi galera!

Até que não demorei desta vez...rs! Também, com o evento desta semana, seria impossível não postar. Bem, ontem completou nosso primeiro ano de visto. Sei que é um tanto repetitivo, mas creio que para nós foi o momento de maior tensão... talvez, porque espera-se tanto e assim que o recebemos, fica difícil imaginar quanto um pedaço de papel colocado pode mudar nossa vida... contudo, aprendemos que essa mudança não começa quando chegamos aqui, mas sim quando surge a idéia lá atrás; basta analisarmos nossa rotina antes e depois da idéia de imigrar. Enfim, cá estamos, até o momento plenamente saisfeitos, expectativas alcançadas, muitas idéias e objetivos pela frente... frustrações? Nenhuma, ainda...

O tempo passa rápido e se você não se mexe, fica literalmente para trás...

Mas a novidade da semana foi primeira (e verdadeira) tempestade de neve! E de outono, hein...
Uns falam em 30 cm, outros em 40 cm de neve... a verdade é que na última segunda (03/12) nevou muito e, para piorar, conhecemos o que os canadenses chamam de poudrerie, um fenômeno onde a neve se levanta com o vento, causando formando uma espécie de poeira e que dificulta ainda mais a circulação.
Escolas fecharam (mas nem todos os Cégeps...), estradas interditadas em vários pontos, muitas ruas e calçadas quase sumiram... saldo para Montréal: $ 17milhões de gastos com a limpeza, que duraria até sábado (hoje), mais de 200 máquinas trabalhando em revezamento 24 horas. Mesmo com toda a estrutura, previsões e mais, uma tempestade é sempre uma tempestade....rs!

E se você quer um apartamento com varanda, torça para que ela seja coberta... senão, se prepare...rs!

Após uma hora e meia de trabalho, nossa varanda "renasce"... e o que era belle neige no início, pode virar belle m....., dependendo de sua paciência...rs!!!!

A todos, aquele abraço!

Erasmo
"Mon pays ce n'est pas un pays, c'est l'hiver..." (Meu país não é um país, é o inverno - Gilles Vigneault)

Sunday, December 2, 2007

Quem é vivo (e vive muito bem) sempre (re)aparece!!!

Olá família e amigos!

Depois de uma breve (longa) ausência, volto a escrever... depois de minha última postagem (21/09) a Elaine foi quem se encarregou de "não deixar a peteca cair"...rs!

Como sempre nos alertaram nossos amigos Fá e Mohamed, as prioridades mudam, a vida retoma seu rumo e o tempo fica cada vez mais escasso... mas estamos firmes!

Em pouco mais de dois meses, muita coisa aconteceu... vimos a bela estação das folhas vermelhas passar, dando lugar ao lindo branco da neve (ainda não estamos no inverno!), tivemos nosso primeiro halloween, desfile do Papai Noel, muita coisa boa para fazer, muita saudade para tentar conter, além de tudo que nossos amigos blogueiros já postaram, primeira neve, etc...

No meu caso, a maior novidade é um novo (de novo) emprego (já completei um mês e meio)... melhor oportunidade, mais fácil locomoção e por aí vai.

É interessante pois, há quase um ano, estávamos dando o primeiro passo a algo beeeeem maior, afinal, foi em 07/12/2006 que retiramos nossos vistos no Consulado Canadense, em Sampa. Naquela época pensávamos "ter idéia do que está por vir...".

Hoje, após quase 08 meses imigrados, posso dizer com convicção que ninguém, ninguém mesmo, por mais que tenha morado, estudado, vivido fora, é capaz de saber ou ter idéia do que está por vir após o visto... como M. Roch Paquete dizia em suas palestras, o visto não é nada comparado à imigração como um todo... o processo de obtenção do visto, no geral, é realmente difícil, cansativo, tedioso... mas imigrar, caros amigos, é realmente para poucos... quem está aqui, sabe disso... quem está chegando, prepare-se.

Posso sim dizer que, até o momento, valeu e está valendo muito. Por que até o momento? Porque vivemos um dia após o outro, deixando as coisas acontecerem, como meu amigo Mohamed me disse assim que cheguei... e, graças ao Todo-Poderoso, elas têm acontecido. Nosso esforço está sendo recompensado, e com a ajuda dos amigos daqui e a força da família e amigos de lá, estamos vencendo!
Após alguma (pouca) experiência posso dizer que os idiomas (francês e inglês) continuam sendo um "divisor de águas"... quando consigo me expressar bem, sinta aquela boa sensação integração... mas, ainda há muito a aperfeiçoar, considerando que tive um grande avanço. No início, tive muitas situações inusitadas... algumas vezes, almoçando com o pessoal da empresa, alguém contava "aquela piada"... todos riam até chorar... eu també ria ("sorriso amarelo") mas pensava: "Meu Deus, não entendi completamente nada!!!!! Hoje, até piadas eu já conto...rs... mas só as bem fáceis....hahaha!

Quando escrevi em setembro, comentei sobre dois novos moradores em nossa casa... estava falando da Clô e do KITT...rs!

Vamos à história da Clô... Há um bom tempo, a Elaine queria uma planta para alegrar um pouco mais nosso lar... estávamos passando pela Canadian Tire, quando vimos a planta mais maltratada do mundo, toda empoeirada, caindo aos pedaços...horrível. Resolvemos salvá-la... o mais engraçado foi carregar aquela planta enorme e cheia de poeira no ônibus; todos olhavam...rs! Hoje, a Clô é outra "pessoa"!

Quanto ao KITT, quem for "trintinha" como eu, lembra-se da série Super Máquina, onde o carro KITT era capaz de fazer quase tudo. Ok, meu KITT está bem longe de um Pontiac Firebird Trans-Am, mas posso dizer que minha supermáquina (um Playstation 3) faz muito...rs!

Em novembro, comemoramos nosso décimo aniversário de casamento no Khyber Pass, um excelente restaurante afegão (sugestão da Fá)... também conhecemos o português Chez Doval e o Fameux... ótimo roteiro gastronômico!
No mais, tudo ótimo e a vida seguindo seu curso! Até pássaros imigrando para o sul nós já vimos... só falta viajar para o interior e ver a Via Láctea...

Um grande abraço a todos e que a próxima postagem seja em breve...rs!

Erasmo

"As pessoas que vencem neste mundo são as que procuram as circunstâncias de que precisam e, quando não as encontram, as criam." (Bernard Shaw)

Friday, November 9, 2007

Meu amor...

Amor da minha vida,
Esse mês completamos dez anos de casados... nem parece né... mas o tempo passa e a cada dia você se torna mais importante para mim. TE AMO MUITO!!!!!
Quando a luz dos olhos meus
E a luz dos olhos teus
Resolvem se encontrar
Ai que bom que isso é meu Deus
Que frio que me dá o encontro desse olhar
Mas se a luz dos olhos teus
Resiste aos olhos meus só p'ra me provocar
Meu amor, juro por Deus me sinto incendiar
Meu amor, juro por Deus
Que a luz dos olhos meus já não pode esperar
Quero a luz dos olhos meus
Na luz dos olhos teus sem mais lará-lará
Pela luz dos olhos teus
Eu acho meu amor que só se pode achar
Que a luz dos olhos meus precisa se casar. (Vinicius de Moraes)
Elaine

Wednesday, November 7, 2007

Outono...


Olá querida família e amigos...

Pois é o outono chegou já faz um tempinho e com ele veio o frio... nos últimos dias a temperatura não passou dos 10°C.

"As folhas caem, o inverno já chegou..."





Abraços à todos!
Elaine
"Ser feliz sem motivo é a mais autêntica forma de felicidade". (Carlos Drummond de Andrade)

Tuesday, October 23, 2007

Visita à Cidade Luz!!!!

Olá querida família e amigos...

Como vocês já sabem, no mês passado recebi um convite irrecusável da minha querida amiga Fá... passar uma semana em Paris... Nem acreditei! Lógico que não pude recusar... e lá fomos nós no dia 9 de setembro visitar a Cidade Luz.

Foi uma semana maravilhosa ao lado da minha guia-amiga.

Vamos às fotos pois elas explicam melhor o que aconteceu:
L'Arc de Triomphe et Champs Elysées:


A belíssima Tour Eiffel, a vista do alto da torre e a iluminação à noite:












Monumento em homenagem a Princesa Diana:
Château de Versailles:








Notre Dame de Paris e Sacre Coeur:


Moulin Rouge:
Um dos nossos jantares:



Hotel deVille:
Musée du Louvre:

Deixo aqui um pouco do que pude ver durante uma semana na linda Cidade Luz...
Aproveito também para agradecer mais uma vez aos queridos amigos Fá e Mohamed pela oportunidade que eles me proporcionaram.
Os créditos das fotos vão para a Fá... Beijo amiga.
Abraços à todos!
Elaine
"Quantos lugares meu Deus, para viajar! Lugares, recordados ou apenas imaginados." (Cecília Meirelles)