Monday, November 27, 2006

Avaliação Comparativa de Estudos Realizados fora do Québec!!!

Olá a todos!

Hoje coloquei no fórum da Comunidade Brasil-Québec algumas informações do site Immigration-Québec, sobre a Avaliação Comparativa de Estudos Realisados fora do Québec.

Segundo o site, a Avaliação Comparativa dos Estudos é um documento que indica em relação ao sistema escolar québécois (système scolaire québécois), diplomas e/ou marcadores escolares, à qual correspondem os estudos efetuados fora da província. Todos que pretendam estudar, trabalhar (principalmente em profissões regulamentadas) têm de fazer esta avaliação.

O site cita alguns guias de comparação, mas acho que não é nosso caso, pois não somos do Chile, China, França, Marrocos ou Ruanda...se alguém estudou em algum destes países vale dar uma olhada.

Existem seis arquivos que devem ser lidos:

1. Questiona se temos a necessidade da avaliação comparativa (Avez-vous besoin de l'évaluation comparative?) – aqui encontramos questões envolvendo: direito de exercer profissão regulamentada (sugestão do site: consultar a ordem profissional), trabalho na construção civil, obter diplomas secundários e universitários etc. Como disse, acredito que todos tenham de solicitar esta avaliação...pelos menos, é aconselhável.

2. Utilidade e limitações da Avaliação comparativa (l'utilité et les limites) – define para que serve a avaliação e suas limitações.

3. Documentos (documents) e traduções (traductions) – detalhes sobre o que devemos mandar como documentos de identificação e comprovação escolar.

4. Tempo e condições para tratamento do pedido (traitement de votre demande).

5. Formulário de solicitação (formulaire de demande) – consta também os métodos de pagamento da taxa (CAD 105,00), inclusive por cartão de crédito (visa ou mastercard).

6. Escritório responsável pelo procedimento (adresses des bureaux) – em nosso, se começarmos ainda no Brasil, seria o de Montreal (primeiro ou último da lista).

Nossa principal dúvida: fazer esta solicitação aqui ou lá, em Québec?

Se você não se decidiu ainda (como nós) se solicitará esta avaliação ainda aqui no Brasil ou não tem idéia por onde começar, está aqui um bom começo! Aos que têm mais experiência e/ou mais informações, conte-nos!!!

Fonte: Immigration-Québec

Abraços!!!

Erasmo

"A dúvida é o sal do espírito, sem uma pitada de dúvida, todos os conhecimentos em breve apodreceriam." (Alain)

7 comments:

  1. Oi Erasmo,
    Eu já comecei daqui.
    Enviei para eles o formulário com toda a documentação solicitada, inclusive a taxa.
    Além deles também enviei a avaliação para a OIQ (Ordem dos Engenheiros de Québec).
    Fiz isso pelas seguintes razões:
    1) A Soraia Tandel aconselhou MUITO que iniciássemos esse processo daqui mesmo porque a gente ganha tempo durante o período que vamos aguardar até o embarque.
    2) Iniciar daqui tem algumas vantagens: tradução juramentada MUITO mais barata, se precisarmos recorrer às ementas ou doc adicional estaremos mais próximos das escolas ou universidades.
    3) Porque possuo 3 diplomas que me permitirão concorrer a 3 tipos de vagas quando chegar lá: o de técnica em eletrônica, engenheira eletrônica e um MBA em Marketing (que tem a carga horária exigida pelo Canada). Possuo experiência profissional nas 3.
    Agora para assinar como engenheiro você tem que fazer o processo pela ordem que é bem semelhante, são os mesmos docuemntos (só é mais caro) a esse que você mencionou. Ou seja, tudo que a gente puder iniciar daqui, significará chegar lá com um caminho já percorrido e mais direcionado. O meu marido, por exemplo, fez a aplicação para o mestrado toda daqui. Mas, a bolsa vai pedir quando chegarmos lá porque temos que ter o NAS.
    A Soraia Tandel disse que essa avaliação é excelente é paga-se uma taxa só para todos os diplomas e que se no meio da avaliação você mudar para lá, com um simples e-mail, com número do seu dossiê você altera seu endereço para o de lá.
    Fiz assim e estou muito feliz e aguardando o retorno deles a qualquer momento.

    Sandra Vicente

    ReplyDelete
  2. Olá Blogueiros.....

    Tudo bem?
    O termo "BLOGUEIROS" foi criado por mim e minha esposa para as pessoas que pretendem migrar para o Canadá e criam seus blogs colocando toda essa trajetória.
    Vôces quando colocam essa idéia de migração na cabeça ficam doentes e cegos, fazem esse objetivo virar tudo e vossas vidas.
    Perdem tempo e muito dinheiro atrás de um "sonho" que realmente não passa de um "sonho" pq a realidade é bem diferente.
    Tem um ditado que diz: "Só levando na cabeça para aprender". Pois é.... Não dou três anos para vcs retornarem ao Brasil dizendo que "apesar de todos os problemas sociais no Brasil, aqui ainda é o melhor país para se viver" ou ainda........ "este tempo no Canadá valeu como experiência de vida".
    Tenho realmente "dó" das pessoas que pretendem migrar.
    Será que vcs não percebem que isto não passa de uma ILUSÃO ?
    Sabe quando vcs que possuem profissão regulamentada vão conseguir legalizar a profissão de vcs no Canadá? Talves daqui uns 10 anos.... isso se conseguirem.
    Realmente o Governo Canadence incentiva a imigração, mas para os imigrantes irem lá lavar o banheiro deles.
    GENTE...... VAMOS ABRIR OS OLHOS EM QUANTO É TEMPO!!!!!
    Aposto que ao lerem este relato vcs vão ficar p.... comigo, vão pensar.... Esse cara é um idiota. Mas vão pensar isso pq estão CEGOS.... UMA VERDADEIRA LAVAGEM CEREBRAL....mais ou menos igual a que a empresa HERBA LIFE faz (já ouviram falar?)
    Desistam enquanto há tempo..... vcs vão abondonar tudo atrás de uma ilusão..... vcs, pelo jeito, nunca devem ter saido ao menos do Brasil para turismo e devem estar confundindo migração com viagem de férias.
    Se vcs tem vontade de conhecer outros países.....vão..... mas há título de férias.
    Provavelmente, Erasmo e Elaine, vcs migrarão em 2007 e no máximo em 2010 quero apostar como vcs voltarão ao Brasil.

    Um abraço, Ricardão

    ReplyDelete
  3. Oi Ricardão,

    Com a sua licença por uasr seu termo, não sou blogueira, mas acompanho os blogs de toda esta galera que está indo para o Canadá. Ao contrário que você pensa, muitos já moraram fora, com eu e meus esposo que moramos dois anos fora do Brasil, tanto no EUA como no Canadá. É triste ver pessoas como você, que apesar de esclarecidas, acreditam de forma absoluta que todos que foram se arrependerão em três anos. Eu sei que muitos estão indo como aventureiros, mas creio que assim como Erasmo e Elaine, muitos outros casais fizeram um projeto de vida a médio prazo para tomar decisões como estas. No meu caso, morei no Canadá no ano de 2003/2004 e estarei imigrando em 2007, como certeza não foi uma atitude imatura e precipitada. Em 2010, segundo os seus cálculos, nos arrependeremos, mas nos tornaremos cidadãos, poderemos voltar para o Brasil e teremos a opção de ir e vir quando quisermos, entenda: teremos OPÇÂO, conquistamos algo, e não somos obrigados a ficar no Brasil por falta de opção, ou simplesmente porque achamos que o Brasil é o melhor lugar do mundo apesar dos pesares, isto é ter visão bairrista, é não querer sonhar por ter medo de daqui a três anos se arrepender, é viver com sonhos dentro da gaveta.
    Creio que muitos irão e voltarão, mas tenho a convicção que muitos ficarão e vencerão e estes são aqueles que tiveram que se desviar e não dar ouvidos a pessoas como você!

    Juliana

    ReplyDelete
  4. Ricardão,
    Temos alguns amigos nossos que regulamentaram seus diplomas de engenheiro em 1 ano. As ordens tem um processo bem detalhado e inclusive com prazos. Além disso, como boa parte que está indo, se você possuir várias qualificações, falar inglês e francês, e diplomas de pós, rapidamente é inserido no mercado de trabalho. Um amigo nosso conseguiu seu emprego em 2 semanas... E vários outros já estão estabelecidos por lá. Perdi a conta de quantas vezes fui ao exterior e isso só fez reforçar a idéia de imigrar. Mas, sei que não é pra todo mundo não... tem que ser qualificado, ter boa reserva financeira, falar bem os idiomas e uma experiência profissional internacional tb é legal. Com esses requisitos, não há muito o que temer. Acho que você está generalizando e se baseando em alguma experiência que não deu certo... Mas, pra nós e pra muitos está valendo MUITO a pena sim!

    Sandra

    ReplyDelete
  5. Cara Sandra,
    Muito obrigado pelas informações! Realmente o que você citou como vantagens vale muito a pena. Seus comentários serviu para que eu pondere muito mais ainda, antes de qualquer decisão! Grande abraço e boa sorte!!! P.S. Gostaria de vsitar seu blog mas não consegui...como faço?

    Caro Ricardo(ão),
    obrigado pelo seu comentário...são palavras como as suas que servem para que, de vez em quando, voltemos deste "transe", como você mesmo disse. Realmente, a dedicação é imensa. Concordo que você tenha seu ponto de vista, por experiência, frustração ou qualquer outro motivo próprio, mas devo discordar nos seguintes aspectos:
    - na minha opinião, não existe perda de tempo e dinheiro...existe desperdício...seja com coisas inúteis ou outras etc.
    - na minha opinião, sonhar é diferente de "estar no mundo da lua"...digo pois tudo está sendo planejado...não estamos fazendo nada ao léu. Além disso, como posso classificar de ilusão algo que não vivi? Você se basearia somente nas experiências alheias? Acho que não.
    - na minha opinião, "dó" é um termo muito pejorativo...devemos ter compaixão daqueles que sofrem com fome, guerra etc, não com quem está arriscando.
    - por último, não julgue nem coloque prazos à situações alheias...já pensou se alguém chegasse em você e dissesse: "Não viage de avião, pois com você o aviação vai cair, com certeza"...? Isto se assemelha à "rogar praga" e, como sempre em minha opinião, rogar praga é coisa de gente mau amada, mau casada, infeliz, frustrada, atrasada, decepicionada, sem perspectivas etc.

    Assim, agradeço mais uma vez seu comentário e suas palavras de alerta, e espero que você também entenda meu ponto de vista. No mais, boa sorte e sucesso!

    Cara Juliana,
    Obrigado por seu comentário! Concordo plenamente com você...e vamos à luta! Abraços!!!

    ReplyDelete
  6. Erasmo e Elaine,

    Bom, eu a Rosangela(minha esposa), estamos "passeando" por todos os blogs, websites e qualquer informação possível sobre Québec, dessa forma encontramos o blog de vocês.
    Primeiramente quero agradecer muito as informações que vocês e toda a galera que está imigrando e também que já imigrou, com o Luis e a Tati por exemplo, têm postado. Gente isso é simplesmente muito útil, ajuda de mais a nós que ainda estamos iniciando o processo, muito obrigado mesmo!!
    Bem, se quiserem e puderem manter contato conosco, isso seria ótimo.
    Fizemos um blog, ainda bem simples, justamente para criar nossa "network" com pessoas como vocês.
    Coloco aqui também o nosso e-mail:
    ricksimonsp@yahoo.com.br

    Gente um super abraço e até mais,

    Ricardo e Rosangela

    ReplyDelete
  7. So queria dizer que migrar para o Canada ou qualquer outro pais de primeiro mundo para um brasileiro significa nascer de novo.Se a pessoa achar que vai sair daqui e chegar la querendo levar a vida da mesma forma que levava aqui(no pais da sacanagem) vai se ferrar mesmo.E depois nao adianta falar que a banana esta podre so porque nao conseguiu pega-la.Nao se esqueçam disso.
    Wilimar

    ReplyDelete