Monday, July 24, 2006

Chegando em Ouro Preto, ficamos na Pousada Abigail Condé, de onde podíamos avistar seis das treze igrejas da cidade.
Vista de Ouro Preto pela manhã
Igreja de Nossa Senhora do Carmo, onde está sepultado o Aleijadinho
O que mais nos impressionou, além de toda riqueza histórica de Ouro Preto, foi a necessidade gritante de Restauração! Todo este patrimônio precisa ser restaurado...claro que não conheço os critérios para isto mas, é muito triste ver igrejas tão ricas e belas tomadas pelo mato na estrutura e cupins nas esculturas de madeira...foi o que constatamos...
Igreja Matriz Nossa Senhora do Pilar: a segunda igreja mais rica do Brasil está coberta pelo mato por fora, e tomada por cupins por dentro...e, segundo guias locais, nunca foi restaurada!
Museu da Inconfidência: estava fechado para restauração (ufa)........
Visitamos também a Casa dos Contos, onde foi instalado o primeiro sanitário da cidade (que na época colonial era coisa chique) e ainda abriga uma antiga senzala...vale a pena conferir!
Além de Ouro Preto, fomos até Mariana, a primeira vila e capital mineira...é interessante que, todo ano, em seu aniversário, a cidade volta a ser a capital (o governador muda-se e há várias comemorações). Tem igrejas bonitas também e apresenta aquele jeito tipicamente imperial.

No comments:

Post a Comment