Tuesday, January 10, 2006

Primeiros passos...

Estava decidido...vamos imigrar!
Mas como todos que tomam esta decisão, vem a maior de todas as dúvidas: começar por onde? A solução: recorremos mais uma vez ao grande Google! E quando deixamos de lado a timidez e usamos nosso modesto inglês, eis que achamos o que pode ser o "site mor" para quem está começando - o Site Official de Cidadania e Imigração Canadense. É obrigatório pois, neste site, constam todas as informações sobre os processos de imigração existentes, requerimentos, taxas e formulários. Nossa opção foi a princípio imigrar como Skilled Worker, no chamado Processo Federal.
Então, como principal solicitante, fiz o teste on-line e consegui, de acordo com meus dados 67 pontos (no limite exigido, segundo o site).
O primeiro degrau mais complicado: a proficiência em inglês...lógico, como imigrar ao Canadá sem considerável conhecimento na língua inglesa? Neste processo é exigido o IELTS: International English Language Testing System ou o CELPIP: Canadian English Language Proficiency Index Program para a comprovação da proficiência do candidato na língua inglesa e o TEF: Test d'Evaluation de Français para a comprovação do francês. De acordo com meu teste, precisava de pelo menos uma classificação entre moderate ou high proficiency no ingles...
Assim, era necessário encarar o Ielts. Detalhe: nunca havia ouvido falar deste teste...ainda mais com meu inglês humilde. Mas, como quem tem boca vai ao Canada, iniciei a preparação, um tanto perdido é claro, mas certo de que este seria nosso primeiro "divisor de águas"! O interessante é que somente o principal aplicante deve comprovar sua proficiência (minha esposa adorou).
Voltamos ao Google para saber mais detalhes sobre o Ielts e eis que encontramos, nessas andanças, o blog e-migrante, do Cléber e da Fabiana. Lá, encontramos muita informação mas, naquele momento, nao servia para nos pois, nao iríamos para Québec (!). Encontramos também a Interapoio, empresa que presta serviços a imigrantes e que possui um teste de avaliação próprio e gratuito. Fiz o teste e fui contactado pelo Sr. Francisco, que me passou muita informação e foi muito atencioso. Segundo ele, de acordo com meu teste (do site da interapoio), eu deveria alcançar os scores 7-7-5-5 nas quatro habilidades avaliadas pelo Ielts (listening - speaking - reading - writing). Pelo menos agora eu já tinha um norte a seguir...
Devido as particularidades do teste, achei que seria bom fazer algum curso preparatório, até mesmo para aprimorar meu inglês. Encontrei um ótimo curso preparatório na St.Giles, onde tive aulas com a teacher Juliana. As aulas foram ótimas, com excelente material. Além do preparo ao curso, aprendi e reforcei muita coisa! Agora, era fazer o teste, programado para fim de novembro de 2005 (a própria St.Giles é um centro examinador, o que facilitou muito).
No próximo post, o resultado do Ielts e a mudança de planos.

No comments:

Post a Comment