
Olá a todos!
Quando começamos nosso processo de imigração, percebemos que o Governo daqui tem todo um programa de incentivo destinado àqueles que se dispõem a morar fora de Montréal, afinal, a maior parte dos recém-chegados se estabelece aqui ou em outras cidades maiores, como a Ville de Québec.
Tal programa tem como objetivo distribuir melhor a população na província, decrescente em muitas regiões, promovendo seu desenvolvimento.
Confesso que, no início, eu achava isso uma "jogada de markenting", apenas para fins estatísticos... mas, quando começamos a visitar outros locais fora da ilha de Montréal, percebemos o quanto certas regiões precisam de gente...rs!
Há uns 15 dias, decidimos sair "meio que sem rumo"... apenas passear. Pesquisei sobre villes et villages du Québec e, na base do "minha mãe mandou eu escolher esta daqui!", escolhemos Saint-Théodore-d'Acton. A idéia era chegar na "cidade", almoçar em algum lugar, visitar algum ponto interessante, etc.
A aventura já começou durante o trajeto onde, segundo o valoroso Google maps, deveríamos passar por uma estrada chamada Route Tétreault. Pensávamos se tratar realmente de uma estrada, mas era, na realidade, uma ruela asfaltada (ainda bem) que levava justamente ao centro da cidade... avistamos a placa de boas-vindas (Bienvenue) e, após 3 a 4 minutos de carro, a placa Au revoir (até logo)...hahahah!
Além da igreja (fundada no século 19) e o cemitério, não havia mais nada... nada mesmo. Algumas pessoas (talvez umas 5) nas ruas e só :-P
Depois, vimos que Saint-Théodore-d'Acton é apenas um vilarejo com cerca de 1500 habitantes (1494, segundo o último censo - um DECRÉSCIMO de 3,2 % em relação ao anterior), parte do condado de Acton-Vale... passamos por lá também e... bem... almoçamos do McDonald's de lá (que tem 3 funcionários, apenas...rs!).
Desta vez, lembramos de pegar a câmera... só não lembramos de recarregar a bateria! Ou seja, nada de fotos :-(
Tomei a liberdade de colocar aqui a foto oficial da cidade (inteira!)...
A outra novidade é Clarice, a nova moradora da casa e companheira da Clô...
Como são as coisas... há pouco mais de um mês, estávamos em NYC com seus quase 10 milhões de habitantes para depois visitar um vilarejo de pouco mais de 1000... esta é a vida, colorida e gostosa de ser vivida!
Abraços!
Erasmo
"Você não pode se apegar ao passado... há tantas coisas diferentes surgindo no mundo." (Nat King Cole)
"Há no mundo uma linguagem que todos compreendem: é a linguagem do entusiasmo, das coisas feitas com amor e com vontade, em procurar aquilo que se deseja ou no que se crê," (Paulo Coelho)
