Friday, October 31, 2008

As folhas caem... impressões da escola... e quase em branco!

Olá a todos!
Quase nosso blog passa em branco neste mês de outubro, resultado de nosso tempo escasso, além de um pouco de relaxo mesmo...rs!
Aos poucos, o outono se despede, dando lugar ao "frio do cão" que aumenta a cada dia... coisas do Canadá. Este ano, segundo nossos amigos há mais tempo aqui, foi um outono atípico pois não é tão comum ver a cidade com tantos tons em vermelho e amarelo nas árvores. Geralmente, isso ocorre mais fora de Montréal, principalmente no campo e em regiões mais ao norte, creio eu...
Falls:

Mas, infelizmente, as folhas caem... o inverno se aproxima. Já tivemos uma pequena amostra de neve e temperaturas inferiores a zero... Perséfone nos dá adeus. Ah sim, quem é Perséfone?!
Segundo a mitologia grega (com sua equivalente romana) Perséfone era filha de Zeus e de Deméter (deusa da Terra, da agricultura e da fertilidade), dona de uma beleza estonteante que encantou Hades, o deus dos mortos e do submundo, que pediu-a em casamento. Zeus, sem  consultar sua mãe, permitiu e Hades levou-a para o submundo. Deméter não concordou e castigou a Terra acabando com as colheitas, flora, etc. Zeus, então, pediu para que Hades devolvesse Perséfone mas, como ela havia comido (após greve de fome) uma semente de romã, estaria ligada ao submundo, não poderia regressar... como acordo, foi decidido que Perséfone passaria uma parte do ano com sua mãe Deméter na Terra, e outro período no submundo, ao lado de Hades. Criaram se assim as quatro estações: as flores e toda beleza da Primavera, preparando a Terra para o retorno de Perséfone; o verão, com todo seu calor devido à sua presença; o outono, onde a queda das folhas demonstra a tristeza de Deméter em ver sua filha retornando ao submundo; e o inverno, onde tudo parece morto, sem a beleza de Perséfone.
Bem, acho que Perséfone deve morar bem longe daqui, porque o frio aqui é de lascar... volto logo, amiga!!! hahahah!
Perséfone, aqui estilizada para o jogo God of War - Chains of Olympus:

Neste mês, comemoramos o dia de Nossa Senhora Aparecida com a Comunidade Portuguesa aqui de Montréal... uma linda cerimônia e depois, uma feijoada acompanhada de (além da couve refogada, farinha e algo mais)... canja de galinha... à pedido de nossos patrícios, claro.
Festa de Nossa Senhora (Foto: Marcos Ribolli - G1):

Também foi meu primeiro mês de aula... e para quem estiver pensando em estudar e trabalhar, prepare-se pois é "punk"... o ensino aqui é bem pesado, e exige-se muito do aluno.
A Poly tem uma estrutura sensacional e meu professor é muito competente e dinâmico... um pouco desorganizado, afinal ele é também o diretor do curso, mas sua aula é muito boa. Meus colegas de classe são até simpáticos, embora sejam um pouco "fechados". A surpresa ficou por conta... adivinhem... do inglês! Sim, meu programa é francófono, em uma escola francófona... mas minha colega de grupo, uma chinesa, é anglófona (até hoje, não sei como ela consegue acompanhar o curso :-P) e só fala em inglês comigo. Em nossa primeira atividade de laboratório, a técnica, uma chinesa, só falava inglês... eu até disse, meio brincando, que era engraçado por ser uma escola que, a princípio era francófona... ela se desculpou, mas só falou em inglês :-(
Antes de começarem as atividades, consultei um outro professor sobre sua matéria e ele me aconselhou a fazer outra antes... algo como pré-requisito... além disso, ele me disse que seu curso seria em um pavilhão da Université de Montréal (ao lado da Poly) e era em inglês... af!
Então, moral da história: fiel a Molière, mas sempre com aquela "quedinha" por Shakespeare.... hahahah!
Estou cursando "apenas" dois cursos, mas está um pouco complicado conciliar trabalho/escola. Vamos ver no que vai dar...rs!
Agora, quem está muito triste é a Princesa Léia... vai passar um bom tempo dentro do armário... probrezinha...rs! Porém, a Sophia continua trabalhando bastante...
Princesa Léia... finalmente lembrei de fotografá-la... um pouco antes de ir para o armário:

Sophia, presente de aniversário do Mohamed e da Fá:

E por último, now I'm a Mac... finalmente achei um computador para quem entende muito e para aqueles (como eu) que não entendem nada...hahaha... uma maravilha esse esquema de só "pegar e arrastar". Perdõem-me os experts, mas PC, never more...
Vamos agora nos preparar para o inverno de verdade, e quem sabe uma escapada... mas o destino, por enquanto, fica guardado... sabem como é... muito olhão em cima...rs!
Tchau outono...


Abraços a todos e até a próxima... daqui um mês, quem sabe...

Erasmo
"Amo a liberdade. Por isso, deixo as coisas que amo livres. Se elas voltarem, é porque as possuí, se não voltarem, é porque nunca as tive..."
"Quem é firme em seus propósitos molda o mundo a seu modo."