Olá a todos! (Ê jargão, viu... rs!)Cá estamos de volta, em nossas postagens cada vez mais periódicas, mas firmes e fortes... a neve que o diga! Nunca imaginei tanto gelo junto... como sempre digo, parece que a vida está em preto e branco... não vemos a hora da primavera chegar. Aquela coisa de: "olha a neve... que lindo!" já passou... que a neve suma....hahahaha!
Contudo, não quero falar sobre neve, inverno, frio, coisas desse tipo, mesmo porque cada um que aqui chegar, vai encarar e experimentar à sua própria maneira.
Na realidade, sempre pensei em novos horizontes, a ponto de me perder olhando para os raros "céus estrelados" de São Paulo e imaginando como seria tudo ao longe... acreditem, eu respeito quem acredita em outros mundos, mesmo porque sei que existem diferentes mundos dentro de cada um de nós... noooooosssaaaa!!!! Que viagem!rs!!!
Filosofia à parte, há algum tempo, meu amigo Matheus possibilitou-me um visão maravilhosa! Eu vi Júpiter e uma de suas luas, e Saturno, como seus anéis... parece bobeira, não é?! Afinal, é só clicar no Google que acessamos as imagens da Nasa, do Hubble e por aí vai... mas eu vi com um telescópio artesanal, feito pelo próprio Matheus... então posso dizer que vi "ao vivo"! Aquilo me encantou... como se pudesse dizer: "puxa, existe mesmo...", a mesma impressão que tive com muitas coisas, até quando vi a primeira Ferrari de pertinho (tiffosi é fogo!)... até com minha árvore de gelo (na foto pequena do início), formada por este frio de lascar no vidro de nossa varanda.
Nesta semana, recebi algumas fotos do meu amigo e compartilho com todos... acredito que mesmo aqueles que nunca "deram muita bola" para isso vão se sentir tocados.
Detalhe: ele utilizou, além do telescópio, a câmera de um celular!
Telescópio artesanal:

A lua, tão encantadora, vista tão de pertinho:

... não parece realmente de queijo?!

E você, já tentou ver São Jorge? Ou já pensou no mistérios da Face Oculta?

Eu vi Saturno, mais uma vez!

Isso mesmo.... SATURNO... fazer o quê?! Bobeira para uns, encanto para outros...
Matheus, meu amigo astrônomo-biólogo... obrigado por esta grande experiência!

Quem quiser mais detalhes sobre astronomia, mapas do céu ou mesmo adquirir um kit para montar seu próprio telescópio pode contactar o Matheus diretamente, ou site do Trio Calafrio (Matheus, Sebastião e Hidalgo).
Gostaria de agradecer aos comentários sempre presentes e e-mails que temos recebido. Se esqueci de responder a alguém, desculpem a falha...rs!
E não podia faltar aquele que parece já ter vida própria: "meu francês"... afinal, quando ele quer, funciona que é uma beleza... mas quando empaca... :-(
Cheguei um pouco atrasado ao trabalho e uma funcionária do RH perguntou-me: Tu commences à quelle heure? (À que hora você começa?, mas com aquele sotaque) e eu, após pedir duas vezes a ela que repetisse: Je travaille jusqu'à 22 heures (trabalho até as 22h, ou seja, entendi perfeitamente)... ela sorriu simpaticamente e me disse: C'est à dire que tu commences à 14 heures (significa que você começa às 14h)... é claro que eu, com aquela cara de avestruz caçando um buraco, respondi que sim... mas eu chego lá! Molière que se segure...hehehe!
Um grande abraço a todos e lembrem-se, no momento de dúvidas ou aflição, olhem para cima, pois para os vencedores, o céu é o limite!
Erasmo
"Se podemos ser doutores pela ciência alheia, também podemos ser sábios pela nossa sabedoria." (Montaigne)
"Mau será o dia do homem quando ele se tornar absolutamente satisfeito com a vida que está levando, quando não estiver mais eternamente batendo nas portas de sua alma um enorme desejo de fazer algo maior." (Phillips Brooks)