Saturday, February 23, 2008

Sentindo na pele, um minuto de cultura... "dança no gelo" e mais do mesmo!!!

Olá família e amigos!
Cá estamos nós, quase perdidos no gelo... aquela fase de "levar na esportiva" e achar que o inverno é bonito já passou... a verdade é que (eu, particularmente) não aguento mais esse frio e neve... embora tenha sido bem mais fácil do que pensamos (não conseguíamos nem imaginar temperaturas de -20º C e passamos numa boa), parece que a vida está em preto-e-branco...rs! Agora entendemos porque, durante o verão, a maioria das pessoas usa roupas coloridas e aproveita cada minuto de Sol... vivenciar é bem diferente de viver!
Contudo, comprovamos que pode-se aproveitar muito bem o inverno e que a vida segue seu rumo normalmente, quer caia neve, chova, vente... e nós, como bons (quase) québécois tratamos de aproveitar também.
Há alguns anos, eu adorava assistir ao programa "Concertos Internacionais" (anos 90). Conhecia muitos concertos e óperas mas, por falta de tempo, nunca havia assistido ao vivo. No início deste mês, finalmente assisti à minha primeira ópera, "O Barbeiro de Sevilla" na Place des Arts com a magnífica performance da Ópera de Montréal... simplesmente fantástico, envolvente, magnânimo!
No mesmo fim de semana, outra experiência única... vocês já imaginaram a vida no escuro, sem poder enxergar...? Visitamos o restaurante O.Noir, onde as refeições são servidas e degustadas em plena escuridão... semelhante ao Blindekuh, a idéia principal é comer usando os demais sentidos (tato, olfato, paladar e audição), essenciais na falta da visão. Quem quiser mais detalhes sobre essa idéia pode visitar o SwissInfo.ch e para saber melhor como foi nossa experiência, é só visitar o blog mais gostoso que existe (AQUI)...rs! Afinal, nossos amigos Fá e Mohamed são experts no assunto...
O.Noir, diferente de tudo que já vimos... ou melhor, não vimos!
Agora podemos literalmente comer de olhos fechados...
... e gelo, gelo e mais gelo...
Continuando a lista de novas experiências e ainda em ritmo de aniversário da Gui, realizamos nossa "dança no gelo" também... para esse assunto, as fotos falam melhor... :-P
Gui em clima de aniversário:
Cena mais comum durante minha performance no gelo:
Segunda cena mais comum...
Amigos (Patrick, Mohamed e Anderson)... sempre são os que mais se divertem...
Olha lá eu de pé!!!!! Iuhuuuu!!!! E o Mohamed (à direita, de blusa clara) já havia cansado...
E meu francês? Continua o mesmo...hahahah... essa semana quase matei minha colega de trabalho de tant rir!
A história é a seguinte: depois de anos trucidando Freddy Mercury, Pet Shop Boys, Renato Russo e até Led Zeppelin como "cantor de chuveiro", decidi assassinar algumas músicas na valorosa língua de Molière...rs! Um dia, escutei a música "Pas question d'aventure" de Claude Dubois no trabalho e, para minha felicidade, entendi quase toda a letra... só não entendia porque ele falava tanto do carro... explico: uma das definições para carro em francês é "voiture" (algo como vuaturr). Eu, toda hora, escutava ele: pas question de voiture e não d'aventure (avanturr)... então, perguntei à minha colega porque ele falava tanto do carro na música... depois de rir quase um minuto, ela me explicou a diferença no mais puro sotaque québécois... mas tudo bem, continuo cantando no chuveiro e agora a vítima é Claude Dubois...hehehe!
Um belo dia, estava conversando com um diretor da empresa e, após mostrar um documento, ele perguntou: Est-ce que tu lis français? (você lê francês?)... eu entendi: Est-ce que tu es français? (você é francês?)... meu erro: não havia entendido e não pedi para repetir... resultado, minha resposta foi: Non, je suis brésilien...hahahah... ele me olhou e repetiu a pergunta, me olhando daquele jeito e falando pau-sa-da-men-te, co-mo-se-eu-fos-se-lou-co... aí eu entendi e respondi: Ahhhh, oui... moral da história: aprimorar um idioma é como dirigir em uma estrada de mão-dupla... na dúvida, NÃO ULTRAPASSE!
No entanto, podem ter certeza: sou brasileiro e não desisto...rs! Te cuida Molière!!!
O mais importante... dentro de alguns dias (quase um mês, ainda!) chega a Primavera... enquanto isso, vamos aproveitar delícias das Cabanes à Sucre... as meninas já começaram...
O docinho da Gui parecia um "quebra-queixo"... um pouquinho durinho..rs!
... o da Fá também... elas culparam o frio... imagina...rs!
E para finalizar... a bicicleta está bem guardada... tem bastante gelo... mas onde está o pombo?
Abraços a todos e que venha a Primavera!
Erasmo
"Uma poderosa ferramenta para nos ajudar a gerir com habilidade a nossa vida é perguntar antes de cada ato se isso nos trará felicidade. Vale desde a hora de decidir se vamos ou não usar drogas até se vamos ou não comer aquele terceiro pedaço de torta de banana com creme." (Dalai Lama)
* fotos 1, 2, 3 e 4 - Fabrícia Rocha

Sunday, February 10, 2008

Aniversário do meu amor!!!!

Olá família e amigos!
Hoje é uma data muita especial... aniversário da Elaine... a minha Gui!




Anjo, tu és meu anjo, meu protetor, meu consolador... aquele que sabe o que sinto, que me conhece, acredita nas minhas verdades, me dá razão, diz quando estou errado, e sabe dizer as palavras que preciso ouvir. Aquele que me envolve em seus braços, e me faz esquecer dos problemas que me aflige. Aquele que sabe me fazer sorrir, quando mais devo chorar. Aquele que consegue deixar as coisas claras em minha mente. Aquele que me apóia, e me ajuda a tomar grandes decisões. Aquele que com o olhar diz que me ama, e com poucas palavras resume que sou o tesouro mais precioso que tem. Aquele que sabe me fazer o homem mais feliz do mundo. Sim, em todos os momentos você foi o Meu Anjo. Aquele que sabe como me fazer feliz, e me fazer acreditar que posso amar e ser amado. Agradeço a DEUS, por me enviar o meu anjo de asas douradas, de doce olhar... o mais perfeito dos anjos que existe no limite dos meus sonhos. Você, o meu perfeito Anjo! O Meu Grande Amor é você, Meu Anjo!!!
(Versão original: Fabiana Thais Oliveira )
Parabéns meu amor! Muitas alegrias e realizações... ao meu lado, claro...rs!
Erasmo
"O apego é cheio de parcialidade. O amor e a compaixão são imparciais." (Dalai Lama)