Friday, December 12, 2008

Todo mundo no gelo... até o blog!

Olá a todos!
Pois é... lutamos bravamente mas não teve jeito... passamos em branco no mês de novembro... e não foi por falta de assunto. O problema é sempre o mesmo: tempo... alguns até podem pensar: "Ele saiu do Brasil para ter uma vida mais sossegada e vive reclamando de tempo..."
Há certa coerência nisso, mas uma coisa é você ser dominado pela falta de tempo e não ter opção de mudar... conosco é diferente. Não tenho tempo (de escrever no blog, por exemplo) por opção. Parece um pouco estranho, mas é isso... aqui, podemos nos ocupar à nossa maneira, e não viver ocupado e sob pressão constante. Claro que trabalhar e estudar sempre foi, é e será uma tarefa árdua... mas nada que as pessoas predestinadas ao sucesso (como nós) não possam superar.
Como reflexo disso, nosso blog vai ficando tão congelado como o clima aqui... foi um mês sem postagem, depois podem ser dois, três... quem sabe... mas vamos seguindo no "balança mas não cai"!
Por falar em congelado, o frio "do cão" chegou de vez... o mercúrio já despencou a -21 °C com direito a -31 °C de sensação térmica... eram previstos de 5 a 10 cm de neve nestes últimos dias, mas tivemos nada menos que 23 a 25 cm da branquinha, o que já causou problemas como atrasos no transporte e nos serviços de remoção e limpeza da neve. Também já provamos um pouquinho (15 cm aproximadamente) do tal Verglas, uma forma de "chuva de gelo" e que causou problemas seríssimos em 1998, na tão lembrada Crise do Verglas.
Muita gente vive comparando a neve daqui com as chuvas e enchentes do Brasil... como considero realidades beeeeem distantes, prefiro aproveitar a beleza que mesmo uma chuva congelada pode proporcionar...
Escola Politécnica de Montréal:


Universidade de Montréal...

... e sua torre-símbolo:

Muito gelo...

... mas em clima de Natal! (detalhe para a luminária)

Verglas:

E pensar que tudo voltará ao "normal" só na primavera...

Achei um galho vermelho...

Parece feito "à mão": 

Na próxima segunda faço meu último exame e finalizo minha primeira seção na Poly... realmente o estudo aqui exige muito do aluno... o interessante é que, como meu programa é de 2° ciclo (pós-graduação) os professores nos deixam mais independentes, o que facilita em alguns casos e deixa o desenvovilmento do programa mais flexível, mas acarreta numa maior exigência também. De qualquer forma, minha volta aos estudos está sendo de grande valia e já proporciona um bom retorno no emprego... e foi só a primeira seção... que venham as próximas!
Na semana que vem teremos nosso jantar de fim de ano da empresa... pena que, devido à crise (para variar), não será como foi no ano passado, onde passamos uma grande noite no Cabaret du Roy... felizmente a empresa ainda manteve o jantar...oba! rs! Também terei finalmente minha primeiras férias canadenses... após um ano de emprego, temos duas semanas de férias (pagas)... vou aproveitar muito!
Também, mesmo passando novembro em branco, não posso deixar de lado nosso 11° aniversário de casamento, comemorado no último 22/11, e quase 14 de namoro...rs!
Na alegria e na tristeza, na saúde e na doença até o fim de nossas vidas... ter você ao meu lado é sem dúvida minha maior conquista, porque você é uma pessoa simplesmente maravilhosa! Te amo!

Espero escrever algo mais antes do Natal e Ano Novo e fechar bem mais um excelente ano... então, até breve e grande abraço a todos!

Erasmo
"Estar decidido, acima de qualquer coisa, é o segredo do êxito." (Henry Ford)
"Não vos aconselho o trabalho, mas a luta. Não vos aconselho a paz, mas a vitória! Seja o vosso trabalho uma luta! Seja vossa paz uma vitória!" (Friedrich Nietzsche)

Friday, October 31, 2008

As folhas caem... impressões da escola... e quase em branco!

Olá a todos!
Quase nosso blog passa em branco neste mês de outubro, resultado de nosso tempo escasso, além de um pouco de relaxo mesmo...rs!
Aos poucos, o outono se despede, dando lugar ao "frio do cão" que aumenta a cada dia... coisas do Canadá. Este ano, segundo nossos amigos há mais tempo aqui, foi um outono atípico pois não é tão comum ver a cidade com tantos tons em vermelho e amarelo nas árvores. Geralmente, isso ocorre mais fora de Montréal, principalmente no campo e em regiões mais ao norte, creio eu...
Falls:

Mas, infelizmente, as folhas caem... o inverno se aproxima. Já tivemos uma pequena amostra de neve e temperaturas inferiores a zero... Perséfone nos dá adeus. Ah sim, quem é Perséfone?!
Segundo a mitologia grega (com sua equivalente romana) Perséfone era filha de Zeus e de Deméter (deusa da Terra, da agricultura e da fertilidade), dona de uma beleza estonteante que encantou Hades, o deus dos mortos e do submundo, que pediu-a em casamento. Zeus, sem  consultar sua mãe, permitiu e Hades levou-a para o submundo. Deméter não concordou e castigou a Terra acabando com as colheitas, flora, etc. Zeus, então, pediu para que Hades devolvesse Perséfone mas, como ela havia comido (após greve de fome) uma semente de romã, estaria ligada ao submundo, não poderia regressar... como acordo, foi decidido que Perséfone passaria uma parte do ano com sua mãe Deméter na Terra, e outro período no submundo, ao lado de Hades. Criaram se assim as quatro estações: as flores e toda beleza da Primavera, preparando a Terra para o retorno de Perséfone; o verão, com todo seu calor devido à sua presença; o outono, onde a queda das folhas demonstra a tristeza de Deméter em ver sua filha retornando ao submundo; e o inverno, onde tudo parece morto, sem a beleza de Perséfone.
Bem, acho que Perséfone deve morar bem longe daqui, porque o frio aqui é de lascar... volto logo, amiga!!! hahahah!
Perséfone, aqui estilizada para o jogo God of War - Chains of Olympus:

Neste mês, comemoramos o dia de Nossa Senhora Aparecida com a Comunidade Portuguesa aqui de Montréal... uma linda cerimônia e depois, uma feijoada acompanhada de (além da couve refogada, farinha e algo mais)... canja de galinha... à pedido de nossos patrícios, claro.
Festa de Nossa Senhora (Foto: Marcos Ribolli - G1):

Também foi meu primeiro mês de aula... e para quem estiver pensando em estudar e trabalhar, prepare-se pois é "punk"... o ensino aqui é bem pesado, e exige-se muito do aluno.
A Poly tem uma estrutura sensacional e meu professor é muito competente e dinâmico... um pouco desorganizado, afinal ele é também o diretor do curso, mas sua aula é muito boa. Meus colegas de classe são até simpáticos, embora sejam um pouco "fechados". A surpresa ficou por conta... adivinhem... do inglês! Sim, meu programa é francófono, em uma escola francófona... mas minha colega de grupo, uma chinesa, é anglófona (até hoje, não sei como ela consegue acompanhar o curso :-P) e só fala em inglês comigo. Em nossa primeira atividade de laboratório, a técnica, uma chinesa, só falava inglês... eu até disse, meio brincando, que era engraçado por ser uma escola que, a princípio era francófona... ela se desculpou, mas só falou em inglês :-(
Antes de começarem as atividades, consultei um outro professor sobre sua matéria e ele me aconselhou a fazer outra antes... algo como pré-requisito... além disso, ele me disse que seu curso seria em um pavilhão da Université de Montréal (ao lado da Poly) e era em inglês... af!
Então, moral da história: fiel a Molière, mas sempre com aquela "quedinha" por Shakespeare.... hahahah!
Estou cursando "apenas" dois cursos, mas está um pouco complicado conciliar trabalho/escola. Vamos ver no que vai dar...rs!
Agora, quem está muito triste é a Princesa Léia... vai passar um bom tempo dentro do armário... probrezinha...rs! Porém, a Sophia continua trabalhando bastante...
Princesa Léia... finalmente lembrei de fotografá-la... um pouco antes de ir para o armário:

Sophia, presente de aniversário do Mohamed e da Fá:

E por último, now I'm a Mac... finalmente achei um computador para quem entende muito e para aqueles (como eu) que não entendem nada...hahaha... uma maravilha esse esquema de só "pegar e arrastar". Perdõem-me os experts, mas PC, never more...
Vamos agora nos preparar para o inverno de verdade, e quem sabe uma escapada... mas o destino, por enquanto, fica guardado... sabem como é... muito olhão em cima...rs!
Tchau outono...


Abraços a todos e até a próxima... daqui um mês, quem sabe...

Erasmo
"Amo a liberdade. Por isso, deixo as coisas que amo livres. Se elas voltarem, é porque as possuí, se não voltarem, é porque nunca as tive..."
"Quem é firme em seus propósitos molda o mundo a seu modo."

Saturday, September 13, 2008

Uma torre no caminho...

Olá família e amigos!
O verão foi embora... para felicidade de alguns (não é, Sr. Rogério?!), já tivemos temperaturas inferiores a 10ºC (5ºC para ser mais exato...). Aos poucos, a paisagem vai mudando e o outono nos envolve. Posso dizem que aproveitamos bem o calor... até demais... mas só de lembrar de toda a neve e a friaca brava do inverno...
Bem, quando voltávamos de Niágara, passamos rapidamente pela bela Toronto, a maior cidade canadense que, incluse, merece um nova visita com mais calma. Com certeza, a metrópole não se resume apenas à certa torre. Aliás, que torre!
Vínhamos sossegados, cantarolando, quase cochilando (menos o manezão motorista aqui...rs!) quando avistamos "algo um pouquinho mais alto" que os demais prédios... o interessante é que passamos vários edifícios e o "algo" continuava longe... então, percebemos que a famosa Canada's National Tower faz jus à sua fama... mesmo porque com 553,33 metros de altura, não tem como não ser destaque.
Imponente, este é o melhor adjetivo que encontre para a majestosa torre...
Entre as principais atrações, estão o Sky Pod, a 447 metros de altura e com uma vista de até 160 km... segundo relatos, em dias claros pode-se ver as cataratas de Niágara; o Look Out Level, a 346 metros, onde fica o restaurante 360º e o Glass Floor (piso de vidro).
Um grande dica dada por nossos amigos J&P é fazer a reserva no 360º, pois assim não se paga o ingresso de visita à torre. Mas, como meu tutor gastronômico Mohamed sempre avisa: um bom restaurante exige uma reserva com antecedência... como, bom brasileiro que sou, deixei a reserva para a última hora, dancei...heheheh.
Durante a visita, decidimos almoçar no Horizons. Além da boa comida, pudemos apreciar a fantástica vista da marina de Toronto, com direito a um show de acrobacia aérea e atendimento VIP... a atendente falava português...rs!
Foi bem difícil escolher entre as milhares de fotos, mas segue uma "palhinha"...
Há uma torre no caminho...
... bem alta!
Jóia da arquitetura canadense...
Detalhe para o "chão de vidro"!
Aperta que cabe todo mundo!
Painel no Hall de entrada:
Ah muleke!!!!
Vista da magnífica Toronto...
Oficial...rs!
Pára-raios...
Marina... deslumbrante...
Olha o barquinho... bem pequenininho...
Le Plancher de verre...
Claro que tiramos fotos com a cara colada naquele chão onde todo mundo pisa... mas este "mico" fica só para nós... rs!
Almoço em grande estilo (avisa para a moça sair já daí!)...
VIP!
Filet de truite arc-en-ciel du Québec amandine...
Profiteroles et crème glacée à la pêche... nham-nham!
Minha mãe mandou eu escolher...
... este barquinho aaaaqui!
Acrobacia aérea! Sim, há aviões nesta foto...
Alce Blau-blau...
... e ursinho Pimpão!
Cais:
E ela, sempre imponente...
A Neide já retornou ao Brasil, e nossa casa ficou mais vazia...quem sabe, em breve, não nos reuniremos... agora, com certeza, o mais gostoso de voltar é a hora da briga com as malas... incrivelmente, elas parecem encolher... poxa, não cabe nada! hahahaha!
Como é bom viajar...
Oh, raios! Esqueci de novo da princesa Léia... pode ser uma jogada de marketing..rs! Fica para a outra próxima!
Abraços!
Erasmo
"O poder nasce do querer. Sempre que o homem aplicar a veemência e perseverante enegia de sua alma a um fim, vencerá os obstáculos, e, se não atingir o alvo fará, pelo menos, coisas admiráveis." (Dale Carnegie)
"Não se preocupe em entender. Viver ultrapassa todo entendimento." (Clarice Lispector)