Sunday, July 22, 2007

Nossos amigos chegaram!!! A boa vida continua e enquanto isso, no Brasil...

Olá a todos!

Finalmente, após muita ansiedade, nossos amigos Patrick e Valéria chegaram a Montréal!

Tivemos o prazer de encontrá-los no aeroporto e acompanhamos toda a chegada, às 11h17 do dia 18/07... é muito bom tê-los conosco.

No mesmo dia, eles já solicitaram a carteira de saúde e no outro dia os demais documentos... maiores detalhes da saga no blog deles, claro...rs!

O importante é que eles já chegaram com a agenda cheia... no sábado, fomos ao jogo estréia do Patrick em Montréal...
À noite, passeamos no centro e visitamos o festival Juste pour Rire, na companhia de nossos amigos Anderson e Keli.

Hoje participamos do encontro de brasileiros em Montréal, num dia maravilhoso de sol e connhecemos muita gente nova, inclusive nossos amigos Bruno e Dri em pessoa, além de reencontrar nossos amigos Jaime e Kelly, Léo e Aline e muitos outros... foi um grande dia.

E enquanto isso no Brasil e antes de sua viagem, Patrick e Valéria encontraram nossos amigos Fabrícia, Mohamed e Layelle, que estão curtindo as férias nas bandas de lá (chique, não?!)... e adivinhem o que eles aprontaram... visitaram nossos pais!
Como podem ver, a boa vida continua...

Grande abraço a todos!

Erasmo

"O grande caminho não tem portas. Para ele convergem milhares de estradas." (Provérbio oriental)

Saturday, July 14, 2007

Novidades a mil por hora!!!

Olá gente!

Não aguentei as saudades do blog e já voltei!!!

Como a Elaine disse no post anterior, estou sem tempo algum sequer para responder aos e-mails e comentários que temos recebido... muito obrigado a todos pelo contato.
Há algum tempo contei a todos sobre meu primeiro emprego aqui... um emprego temporário (até o fim de julho). Mas o que é melhor que um emprego canadense?... Dois!!! Isso mesmo! No último dia 3 de julho comecei meu segundo emprego aqui em Montréal! Estou trabalhando em um laboratório farmacêutico, acreditem, com um cargo melhor que o que tinha no Brasil. O melhor que é que trata-se de um emprego permanente e integral (full time)... e como o outro contrato não terminou ainda, estou trabalhando nos dois... aquela correria do Brasil me perseguiu até aqui..hahaha.
Estamos muito felizes pois, embora tenhamos conquistado as coisas de maneira rápida, sabemos de toda dificuldade nestes três primeiros meses. Aliás, chegamos aqui numa sexta-feira 13 (de abril) e completamos nossos três primeiros meses nesta sexta-feira 13 (de julho). :-)
Devo muito a meus amigos J..... e K.... , pois sem sua ajuda, não teria conseguido.
Dentre os últimos comentários que recebemos, existe uma sugestão de nosso amigo Léo sobre a importância de postarmos sobre "os apertos, as dificuldades, a busca por emprego, os problemas com o idioma". Bem, já havia falado alguma coisa na postagem sobre nossos primeiros dois meses aqui. Mas seguem alguns comentários PARTICULARES:
Idioma - a pior coisa que existe (principalmente para os falantes como eu) é ter vontade de falar, contar uma piada, uma novidade mas não conseguir... na minha opinião, o idioma é uma grande barreira... se tivermos vergonha de tentar falar, mesmo que errado, estamos perdidos... outra dificuldade pela qual passei: durante minhas entrevistas de emprego, sabia perfeitamente as respostas às perguntas feitas, mas na hora de responder em francês (e em inglês também!), me enrolei bastante... se você tem fluência, ótimo... senão, prepare-se e tenha paciência... ah, fluência em inglês ou francês no Brasil é uma coisa... aqui, no cotidiano.......
Busca pelo emprego - a maioria tem o costume (pelo menos eu tinha) de seguir essa ordem para procurar emprego: internet, jornais e outros anúncios, contato com empresas, indicação de amigos e conhecidos. Aqui, aprendi que as empresas, em sua maioria, segue o inverso... primeiro consultam os funcionários se eles conhecem alguém que se encaixe a uma possível vaga, depois afixam uma nota ou comunicação interna, depois recorrem às agências e por último, a internet. Somente 10 a 15% das vagas existentes são divulgadas em anúncios ou internet. O restante, só se consegue por QI (quem indique). Comigo foi assim...
Dificuldades e "apertos" - toda mudança gera dificuldades e apertos... mas isso depende de cada um... certa vez, li em outros blogs que "imigrar não é para qualquer um...". Confesso que fiquei bravo, chateado etc. pois quando estamos no Brasil, fica difícil ler e ouvir expressões desencorajadoras... mas, a cada dia que passa, sentimos que essa frase tem sentido... então, futuros imigrantes, se preparem para as mudanças, dificuldades e apertos, pois cada um tem as suas próprias. As minhas são minhas e as dos outros, dos outros...
Acredito, além da sorte que sempre nos acompanha, estamos sendo recompensados pelo nosso esforço, pela paciência e, principalmente, por nossa fé em Deus. Mas sempre exalto que cada um tem seu tempo, suas prioridades e suas conquistas.
No mais, desejo como sempre boa sorte a todos!
Erasmo
"Milhares de repetições, e a perfeição emerge a partir do nosso verdadeiro ser." (Provérbio Zen)

Wednesday, July 11, 2007

Coupe du Monde U-20

Olá querida família e amigos...

Hoje pela primeira vez estou escrevendo no nosso blog, já que o Erasmo anda sem tempo para fazê-lo. No último dia 30 começou no Canadá a Copa do Mundo de Futebol Sub 20. O Brasil jogou os dois primeiros jogos aqui em Montréal, e nós fomos lá conferir a "pelada"... Infelizmente o Brasil perdeu o primeiro jogo para a Polônia de 1 x 0, mas mesmo assim não nos faltou empolgação. 

Nesse mesmo dia, acontecia o Festival Brahma à Montréal, e nós fomos lá ver o show com a Banda Maracujá e Gaia, música brasileira para esquecer a derrota.

Já no jogo do dia 03, o Brasil venceu a Coréia por 3 x 2, mas infelizmente o Erasmo não pode estar presente para vibrar com a torcida.

Grande abraço a todos e até as próximas novidades.

Elaine
"O futuro dependerá daquilo que fazemos no presente." (Gandhi)























Sunday, July 1, 2007

Churrascada e show de Carlinhos Brown!!!

Oi gente!
Os últimos dias vêm sendo bastante agitados... graças a nossos amigos brasileiros, temos aproveitado e muito nossos finais de semana!
Gostaria de pedir desculpas a nosso amigo Anderson - Família Bueno Peres, pois o conhecemos na Festa do Québec mas esqueci de citar no post anterior...rs!
No dia 25, feriado aqui em Québec, fizemos aquela churrascada na casa mais que acolhedora de nossos amigos Mohamed e Fabrícia (que tem sido nossa casa!). Mais uma vez, tivemos um excelente encontro cheio de risadas e alto astral. Aos poucos, percebemos o que realmente difere o povo brasileiro dos demais! 

Na quinta (28/06), fomos à Place des Arts assistir ao Show de Carlinhos Brown na abertura do Festival Internacional de Jazz de Montréal.

Infelizmente, todos os instrumentos, figurinos e até membros de sua equipe técnica ficaram perdidos entre Chicago e Montréal... talvez por isso o show (em minha opinião) ficou aquém do esperado. Mas, como sempre, nossa empolgação se superou.
Fiquei muito feliz em encontrar minha querida ex-aluna Carolina! Um grande beijo!!!

Os passeios não terminam aqui... mas isso é uma nova história...
Grande abraço a todos!

Erasmo
"As dificuldades, como as montanhas, aplainam-se quando avançamos por elas". Émile Zola