Monday, April 30, 2007

Cirque du Soleil nos dá as boas vindas também!!!

Olá a todos!

Na sexta-feira, 20 de abril, fomos ao Cirque du Soleil assistir ao espetáculo Kooza!

Foi simplesmente maravilhoso!!! A apresentação, figurino, performance, tudo magnífico... é realmente lindo e valeu cada minuto... parece que foi ontem que compramos nossos ingressos...o espetáculo não tinha nem o nome ainda.

Claro que fomos acompanhados de nossos Cicerones Fabrícia e Mohamed, além de alguns amigos deles, agora nossos amigos também.

Antes de começar o show, demos aquela passada básica pela linda e cara loja de souvenirs e compramos as pipocas, item obrigatório...rs!

Entramos no Grand Chapiteau (Grande Tenda) e já fomos recebidos pelos palhaços que interagiam com o público... interação que durou todo o espetáculo! Claro que fui convidado a subir no palco, tirar uma foto de "mentirinha" ao lado do palhaço e mais dois convidados e até ganhei uma lembrancinha.

Assim que o espetáculo começa, parece que esquecemos de tudo e mergulhamos num ambiente diferente de tudo que se imagina... tudo perfeitamente sincronizado e rítmico. As fantasias e danças são contagiantes... mas como não sou estraga-prazeres, não contarei os detalhes... mas que vale a pena, vale! Ao final do espetáculo, ainda gritamos o famoso: "Por que parou? Parou porque?"... bom, pelo menos os brasileiros gritaram...rs!

Chegamos à Montréal em grande estilo ou não?!

Grande abraço e muito obrigado pelos comentários no blog... ainda não retomamos nossa rotina mas assim que possível, responderemos a todos!!!

Erasmo
"Quando acertamos, ninguém se lembra. Quando erramos, ninguém se esquece." (Ditado Irlandês)

Monday, April 23, 2007

Notícias de Montréal II !!!

Olá amigos e família!
É incrível como o tempo passa rápido aqui! Estamos já há pouco mais de uma semana mas não parece! Continuando nosso relato e primeiras impressões... o sistema de transporte é excelente em relação à São Paulo... aliás, não há comparação! Tanto ônibus como metrô são perfeitamente integrados. Há uma boa vantagem em se comprar passes mensais e semanais, que valem para ambos os transportes... mas cuidado!
Se você não tiver um passe, ou o dinheiro certinho para a passagem individual ($ 2,75), você não embarca no ônibus. E o cobrador? Não existe aqui... você simplesmente apresenta seu passe ao motorista, ou coloca as moedas em local apropriado e o motorista lhe entrega o passe para o metrô... bom, não?!
A sinalização dos transportes públicos é outro ponto forte... todos os pontos possuem o horários dos ônibus que ali param. Detalhe: as diferenças entre os horários previstos e de passagem dos ônibus são de no máximo 3 minutos (salvo as exceções, é claro).
São distribuídos mapas da cidades (ruas, avenidas e linhas de ônibus) e das linhas de metrô em todas as estações, e gratuitamente... ainda bem que não compramos...rs! Também pode ser adquiridos diretamente no site da Société de Transport de Montréal, onde também consultamos os horários dos ônibus e do metrô.

Bom, falando um pouco mais de nossa primeira semana... chegamos na sexta-feira 13 de abril. No sábado, fomos conhecer os locais onde se encontram o Setor de Imigração de nossa região (8000, boulevard Langelier) e o Setor de Recursos Humanos (7141, rue Jean-Talon Est), onde deveríamos solicitar o NAS (Numéro d'Assurance Social). Aproveitamos para conhecer as principais linhas de ônibus e metrô, fomos à Galeries d'Anjou e ao Marché Jean-Talon.

No domingo, fomos à Basilique de Notre-Dame à Montréal, onde assistimos à missa ao som de um magnífico órgão e do coral (missa das 11h00), e agradecemos à Nossa Senhora por nossa excelente e tranquila viagem. O detalhe é que o ônibus quebrou no caminho. Depois, visitamos o Vieux-Montréal (o lindo centro velho da cidade), o Marché Bonsecours e já avistamos a tenda do Cirque du Soleil (que terá uma postagem exclusiva!). À noite, para nossa surpresa, nevou novamente!

Na segunda, andando pelo gelo e sob um forte vento (que sem exagero, quase nos derrubava), fomos à Imigração, tivemos uma reunião com um representante que nos deu, oficialmente, às boas vindas, nos orientou em relação à documentação, francisação (formulário e procedimento de solicitação) e demais serviços aos recém-chegados. Depois fomos ao Setor de Recursos Humanos e já conseguimos nosso NAS... o interessante foi que, devido ao acúmulo de neve, houve uma pane elétrica no prédio e, bem na nossa vez, o atendimento foi suspenso... então, lá fomos nós ao outro escritório.

Na terça, fomos ao Escritório Central da Imigração (800, boulevard de Maisonneuve Est) para entregar a solicitação para o curso de francisação e fomos a um CLE do Emploi-Québec (5872, boulevard Léger - serviço relativo à empregos e outros).
Na quarta, fomos encontrar nosso amigo J@I&$0#, que trabalha no lindo Vanier College... conhecemos todo o Cégep e ficamos impressionados com toda a estrutura. Um grande abraço a nosso amigo! Na quinta, aproveitamos e andamos um pouco pela cidade... e na sexta-feira, o Cirque du Soleil nos deus as boas vindas... mas essa será uma nova postagem!!!
Um grande abraço a todos!!!
Erasmo & Elaine
"Aquele que luta contra nós fortalece nossos nervos e aprimora nossas qualidades. Nosso antagonista trabalha por nós." (Edmund Burke)

Monday, April 16, 2007

Notícias direto de Montréal!!!

Olá a todos!
Finalmente, após uma grande jornada, estamos em Montréal!
Nestes quatro dias em solo québécois, já fizemos muito, andamos muito e aprendemos muito!
Em primeiro lugar, agradecemos a Deus por esta oportunidade e pedimos que Ele continue protegendo nossos familiares e amigos que estao no Brasil!
Bom, hoje contaremos um pouquinho de nossa partida... saímos da casa dos pais da Elaine por volta das 14h00 do dia 12 de abril... nosso vôo foi às 21h30, mas queríamos tranquilidade antes do embarque. Fomos acessorados por nossos amigos Patrick e Valéria, que literalmente nos despacharam para o Canadá...rs!
Meu cunhado, Ricardo - irmao da Gui, também nos acompanhou ao Aeroporto de Guarulhos... chegamos com aquele monte de malas. Sentamos próximo ao McDonalds fui com o Patrick à Receita Federal para apresentar a Declaraçao de Porte de Valores. Fomos no guichê indicado por um funcionário... neste guichê, que tinha uma boa fila, fomos encaminhados a outro lugar, próximo à saída internacional... lá, esperei, esperei, esperei e quando chegou minha vez, chegou um vôo da China e o chineses, com suas grande e cheias malas fizeram-me esperar mais... pelo menos consegui entregar a DPV.
Voltamos ao McDonalds e aguardamos a abertura do guichê da AirCanada (que só abre 3 horas antes do horário do vôo). Fizemos o check-in, pagamos nossa bagagem extra (aliás, o que foi super tranquilo) e entramos na área de embarque, momento em que nos despedimos de nossos amigos Patrick e Valéria. Embarcamos e o vôo partiu pontualmente.
Foi uma viagem tranquila, mas nao viajamos no novo boeing. Chegamos às 7h00 da sexta 13 em Toronto. É um distância considerável entre a saída do aviao e a Imigraçao... quando chegamos, tinha fila mediana, onde encontramos nossos amigos Anderson e Irene, de Recife-PE (amigos, perdemos contato devido à correria, mas nos encontramos em breve). O funcionário da imigraçao foi um pouco ríspido, nada simpático e nao nos deu nenhuma orientaçao. Apenas preencheu o restante do formulário CRP (confirmaçao de residência permanente) e perguntou quanto tínhamos em dinheiro, se já possuimos endereço e nos dispensou. Corremos para encontrar as malas. Tentei pegar um carrinho, mas eles sao pagos...rs.
Como nao achávamos as malas, perguntei a um carregador, que muito amigavelmente, nao só nos ajudou a encontrá-las como as carregou até o local do despacho. Antes que eu pensasse em lhe dar uma gorjeta, ele me disse que custava US$14,00 ($10,00 por três malas + $2,00 por mala extra)... aí a explicacao por todo o empenho do carregador... é duro ser marinheiro de primeira viagem!
Já eram quase 8h45 quando conseguimos despachar as malas, fazer o check-in e embarcar para Montréal (vôo com saída às 9h00). Entao, quem tiver uma conexao com o horário muito próximo ao da chegada em Toronto, melhor correr, pois quase perdemos a nossa!
Após uma viagem rápida e tranquila, e em um boeing beeeeeem mais novo, chegamos a Montréal às 10h10 e, para nossa alegria, estava nevando! Também nao tivemos problemas com nossa bagagem, que chegou em ordem e no mesmo vôo.... rs!
Fomos recebidos por nossos amigos Mohamed e Fabrícia... nao temos palavras para agradecê-los! Chegamos na casa deles sao e salvos, almoçamos e fomos ao centro da cidade solicitar nossa Carteira de Saúde (Carte­ d'Assurance Maladie). Aproveitamos para aprender a usar o transporte público, que por sinal é excelente... mas falaremos disso na próxima postagem.
Já solicitamos nosso NAS (Numéro d'Assurance Sociale) e fizemos nossa inscriçao na Francisaçao. Mas os detalhes ficam para a próxima! Nossa chegada foi citada por nosso amigo Hector Vilar, no programa Canadá Direto (está bem no finalzinho do programa do dia 13/04/2007, aos 28 minutos)!!
Grande abraço a todos e muito obrigado por toda torcida!
Erasmo e Elaine
"As conquistas são fáceis de alcançar, pois fazêmo-las com todas as nossas forças; mas são difíceis de conservar, uma vez que apenas as mantemos com uma parte das nossas forças." (Montesquieu)

Monday, April 2, 2007

Último contato antes de partir...

Olá amigos!
Esta é praticamente nossa última semana no Brasil! Incrível como as coisas vão se resolvendo e tudo vai dando certo!
Já não estamos mais em nosso apartamento, que será alugado... também não temos mais carro, telefone e internet... como ainda existem alguns detalhes a resolver, decidimos nos despedir por aqui. Nossa próxima postagem já será em Território Québécois!
Gostaríamos de agradecer a todos por todo o carinho e pela torcida ao longo desta jornada e esperamos ter muitas novidades para contar, em breve!
A impressão destes últimos dias vem acompanhada de uma sensação de transe, além de medo, ansiedade, dúvidas, felicidade... Mais despedidas, algumas visitas já programadas e outros "últimos" encontros.
Um grande abraço a todos e até nosso próximo contato!
Erasmo & Elaine
"Eu perdi o meu medo,
Meu medo, meu medo da chuva.
Pois a chuva voltando pra terra
Traz coisas do ar.
Aprendi o segredo,
O segredo, o segredo da vida
Vendo as pedras que choram
sozinhas no mesmo lugar" (Raul Seixas)